Notícias

13/09/2020 07:00

#CalendárioDasArtes– "Caio e Caia e a Cantoria" traz contos de João do Rio e Mia Couto

v

A 8ª edição do Calendário das Artes 2020, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, selecionou 200 propostas artísticas com o propósito de produzir conteúdos que envolvam e estimulem a arte. Dentre os selecionados, o projeto “Caio e Caia e a Cantoria”, criado por Mateus Fercha, oriundo de Riacho de Santana

A proposta resulta em duas contações de histórias intituladas de “O Homem da cabeça de papelão”,texto de João do Rio, e “A guerra dos palhaços”, de Mia Couto; tendo como fechamento o filme/teatro Caio e Caia, texto original de Qorpo Santo e adaptado por Mateus Fercha. Os contos são de autores brasileiros e terão tempo estimado de dez a vinte minutos de duração. O espetáculo é uma livre adaptação do texto de Qorpo Santo Mateus e Mateusa.

“É a primeira vez eu sou proponente em um projeto. Soube do calendário das artes por outros artistas e achei uma ótima oportunidade de movimentar meu grupo de teatro, jáque também é o primeiro trabalho de alguns membros”, conta Mateus.

No total, serão produzidos três vídeos: um conto de 4 minutos, outro de 12 minutos e por último um vídeo com estilo de filme/teatro de 45 minutos. Todos os vídeos vão ser postados primeiramente no canal da Funceb no youtube, e posteriormente no canal do Grupo de Teatro Alumia. “Será um espetáculo teatral. Devido às impossibilidades, o projeto culminou na gravação de três vídeos, mas que prometem movimentar à arte teatral", afirma o proponente.

k

Mateus Fercha é formado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em Licenciatura Plena em Artes/Teatro. Atua na área desde o ano de 2014, foi artista interativo e gerente artístico na empresa Fascinium Entretenimento em Montes Claros por três anos. Além disso,também foi professor em colégios estaduais e municipais em Minas Gerais e também na Bahia. Atualmente, Mateus reside na cidade Riacho de Santana, sua terra natal, e está à frente do Grupo de Teatro Alumia, composto exclusivamente de artistas locais e que completa pouco mais de um ano de existência.

Os contos e espetáculo são livres para todos os públicos. “É o nosso primeiro projeto estadual, mesmo sendo online, acho que não diminui a grandiosidade do mesmo. Todos ficaram bem empolgados e prontos para produzir assim que saímos na lista de selecionados. O projeto conta direta e indiretamente com a participação de oito pessoas”, explica.

Os vídeos de Caio e Caia e a Cantoria estão disponíveis no canal da Funceb no youtube. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum vídeo do Calendário das Artes!

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.