Notícias

22/09/2020 08:40

#CalendárioDasArtes - "Animação stop motion de Palito e Botijão" revela facetas do isolamento social

s

O episódio piloto “SACO VAZIO” apresenta pela primeira vez os palhaços Palito (Ed Paixão) e Botijão (Gilberto Morais), do sul da Bahia, em versão bonecos stop motion com uma história de origem, e mostra o primeiro encontro dos palhaços e como nasce a amizade dos protagonistas da história. A produção "Animação stop motion de Palito e Botijão" foi premiada na categoria Audiovisual do edital Calendário das Artes 2020 - 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

O roteiro do  primeiro episódio criado pelo diretor teatral, Ed Paixão, é construído através do humor físico com quase nenhum diálogo e foco na ação em cena que mergulha no drama de dois palhaços famintos, e assim realiza uma homenagem aos mestres do humor clássico com a recriação de algumas cenas inesquecíveis do cinema mudo, como a transformação do homem em galinha, visto no filme “Em Busca do Ouro (1925)” de Chaplin. 

x

Na trama, o palhaço Botijão saiu do isolamento do seu lar e foi ao mercado, onde gastou o restante da economia que tinha na compra de umas salsichas e uma galinha. Enquanto isso, o palhaço Palito, passa por necessidades financeiras e acaba virando um morador de rua. Botijão retorna para a sua casa e se prepara para fazer uma excelente refeição, ele coloca a galinha para assar, e eventualmente, o cheiro de comida chega até o olfato de Palito na rua, que num instinto de sobrevivência se transforma numa visita não planejada pelo anfitrião da casa.  

"A animação em stop motion foi criada em total isolamento num salão dentro de casa, reciclando e reaproveitando matérias primas como madeira, isopor, tecidos, massas de biscuit, e emborrachados, para a construção do cenário e dos bonecos articulados", destaca a proponente Larissa Paixão.

d

A trilha sonora foi criada especificamente para o episódio piloto da série animada pelos músicos Luan Borba e Toko Ciocca seguindo os protocolos de isolamento, proteção, e prevenção ao novo coronavírus (covid-19). A direção de fotografia e captação de frames foi realizada por Larissa Paixão, formada em Comunicação Social Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz. 

O curta-metragem está disponível no canal da Funceb no youtube. Acesse!

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.