Notícias

23/09/2020 09:50

#CalendárioDasArtes - Histórias de Cabaré - 15 anos comemora aniversário de espetáculo na 8ª edição do edital

d

A 8ª edição do edital Calendário das Artes 2020, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, incentivou artistas de diversos territórios de identidade do estado a realizarem propostas virtuais, por conta da pandemia de covid-19. A proposta de Fábio Nascimento, contemplada no Calendário das Artes 2020, na categoria Teatro, é da cidade de Ilhéus. Histórias de Cabaré – 15 anos, produzido durante o período de quarentena, conta parte da trajetória do projeto de encenação: Ilheenses Amados do Grupo Teatro/Circo Maktub, desenvolvido de forma independente no Espaço Cultural Bataclan em Ilhéus desde 2004.

A temporada iniciou em dezembro do ano passado e foi interrompida em março por questões de segurança diante da atual pandemia. O trabalho é uma reafirmação de resistência e construção das histórias e atividades teatrais que o grupo realizou em sua trajetória.

d

Com a proposta virtual, o grupo Maktub publica trechos da peça, conversas com elenco e historicidade do projeto em pequenos vídeos-cenas. A ação finaliza o ciclo comemorativo do projeto, convidando o público e artistas a repensarem as suas trajetórias e ações para as novas normas de segurança.

A mediação virtual é voltada a esse público que de alguma forma manteve contato com performances do grupo e pessoas do teatro, para fins de estudos de caso. Fabio Nascimento lembra que “as dificuldades na manutenção de um grupo e/ou espetáculo são presentes na realidade do grupo Makbut”.

“A resistência desta manutenção é uma prova de que o teatro pode estar à frente de muitas adversidades. A arte teatral foi a força que fez resistir este grupo e este projeto por anos em Ilhéus e agora está direcionado às pessoas que estão em suas casas se cuidando”, finaliza Fabio.

d

Fábio Nascimento - É Bacharel em Comunicação Social - Rádio/TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014) e graduado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral da UFBA.

Iniciou atividades teatrais em cursos de interpretação com Pedro Mattos (1996/1997), Romualdo Lisboa (1997) e Malu Mendes (1998/1999) na Casa dos Artistas em Ilhéus.

Foi integrante do Núcleo de Artes da UESC (NAU) sob coordenação de Nevolânda Pinheiro e direção de Ramayana Vargens (2000-2004) participando de várias montagens neste período.

Colabora desde 2004 do Projeto de Extensão Teatro Popular e Interculturalidade da UESC tendo participado de oficinas como ministrante, atividades em comunidades populares e intercâmbio para Suécia (2004) e montagens teatrais sob a direção geral e artística da diretora sueca Bim de Verdier e coordenação dos professores Rita Curvelo e Adão Ornellas.

Histórias de Cabaré – 15 anos está disponível no canal da Funceb no Youtube. Segue o canal e ativa as notificações para não perder nenhum vídeo!

Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.