30/09/2020 13:10

Prêmio das Artes Jorge Portugal selecionará 46 propostas de Artes Visuais

artes visuais

Integrando o Programa Aldir Blanc Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o Prêmio das artes Jorge Portugal vai selecionar 380 propostas artísticas que sejam difundidas através de plataformas virtuais. Poderão concorrer propostas inéditas das linguagens artísticas que possam ser apresentadas virtualmente, nas sete linguagens artísticas geridas pela Funceb (Literatura, Música, Teatro, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Circo). Serão recursos oriundos da Lei Aldir Blanc direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do ​Ministério do Turismo, da ordem de R$ 24 milhões e inscrições serão gratuitas e online, no período de 30 de setembro a 19 de outubro de 2020, no site da Secretaria de Cultura do Estado (www.cultura.ba.gov.br).

Na categoria das Artes Visuais poderão ser inscritas propostas de oficinas, cursos, capacitações, congressos, seminários, desenvolvidos em plataformas virtuais, nos quais as Artes Visuais sejam temáticas. Poderão ainda propostas de criação e produção de livros de artes, livros em formato digital, montagem de exposições inéditas; Intervenção Urbana; Festivais de Artes Visuais, além de digitalização de acervos. Poderão, ainda, ser inscritas iniciativas que homenageiem pelo menos três mestres sendo, pelos menos, uma mulher. Serão selecionados 46 projetos nesta categoria, reunindo um valor total de R$2.110.000.

Seguindo a recente recomendação do Ministério Público Estadual, a Funceb também garantirá uma cota de 50% sobre o valor total dos prêmios para proponentes auto declarados negros. Para além da aplicação da cota racial regulamentada, haverá pontuação adicional para o proponente que se auto declarar mulher ou residir no interior do estado. Trata-se de uma ação afirmativa que tem como objetivo valorizar a participação destes atores sociais na direção ou produção executiva dos projetos, assim como a presença de empresas produtoras do interior do estado.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

O que: Prêmio das Artes Jorge Portugal

Inscrições: 30 de setembro a 19 de outubro de 2020

Inscrições gratuitas e online no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br)

ACESSE AQUI EDITAL E LINKS DE INSCRIÇÃO