10/10/2020 17:20

#CaledárioDasArtes - Premiado na Categoria Artes Integradas, “Aprendendo Capoeira em casa com Mestre Faísca” está disponível no youtube

d

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, a 8ª edição do edital Calendário das Artes 2020 selecionou 200 propostas das mais diversas linguagens artísticas em todo o estado. Dentre as propostas, está "Aprendendo Capoeira em casa com o Mestre Faísca".

Djavan Oliveira, de 36 anos, conhecido como mestre Dija, da cidade de Itarantim, sudoeste do estado da Bahia, foi um dos selecionados na categoria de Artes Integradas do edital. O artista desenvolveu sete videoaulas com teoria e prática sobre capoeira, com a participação de mestres e contramestres da Bahia.

"Com o isolamento social provocado pela covid-19, o grupo de capoeira HUMILDADE da cidade de Itarantim, composto por 75 alunos e coordenado pelo Mestre Faísca, suspendeu suas atividades e ficam ociosos em seus lares, sem desenvolver as aulas de capoeira. O projeto visa dar continuidade as estas aulas de capoeira do Mestre Faísca, visando mobilizar e interagir com outros capoeiristas do território sudoeste da Bahia e também outras partes do Brasil", conta o proponente.

Produção

xOs sete vídeos têm duração de até 25 minutos, cada. A produção está disponível no canal da Funceb no youtube e nas redes sociais do Mestre capoeirista. As aulas têm os seguintes temas: A história da capoeira e a importância para o desenvolvimento do cidadão; Capoeira regional prática e teórica; Movimentos da capoeira regional; Capoeira: Jogos lúdicos - brincando de capoeira em casa com a família; Capoeira Angola prática e teórica; Aula de movimentação e floreios; e Aero capoeira.

“Este projeto busca fortalecer, preservar e capacitar fazedores do movimento da capoeira em meio ao isolamento devido o coronavírus. Com o prêmio, podemos dar continuidade aos trabalhos de capoeira e os alunos também poderão acompanhar todos os trabalhos em seus lares”, explica Djavan. Contando com a ajuda de oito pessoas para desenvolver o projeto, o contramestre Dija,tem a ajuda de oficineiros, designer, assistentes de oficina e produtor para poder criar conteúdos com qualidade para os alunos e convidados.

Além de capoeirista, Djavan Oliveira também é membro da Associação de Capoeira Voo de Liberdade e coordena um grupo de 60 capoeiristas da cidade de Itarantim por cinco anos. O mestre Dija também ainda é idealizador e produtor executivo do projeto “Ginga aê Itarantim”, um evento nacional de capoeira que está em sua VI edição na cidade.“Foi pensando nessas propostas que resolvemos juntar o seminário com palestras e aulas práticas com movimentos”, diz.

Aprendendo Capoeira em casa com Mestre Faísca está disponível no canal da Funceb no youtube.