01/10/2020 09:40

Prêmio das Artes Jorge Portugal selecionará 44 propostas de Circo

circo

Integrando o Programa Aldir Blanc Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o Prêmio das artes Jorge Portugal vai selecionar 380 propostas artísticas que sejam difundidas através de plataformas virtuais. Poderão concorrer propostas inéditas das linguagens artísticas que possam ser apresentadas virtualmente, nas sete linguagens artísticas geridas pela Funceb (Literatura, Música, Teatro, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Circo). Serão recursos oriundos da Lei Aldir Blanc direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do ​Ministério do Turismo, da ordem de R$ 24 milhões e inscrições serão gratuitas e online, no período de 30 de setembro a 19 de outubro de 2020, no site da Secretaria de Cultura do Estado (www.cultura.ba.gov.br).

Na categoria Circo poderão se inscrever propostas de oficinas, cursos, capacitações,  congressos e seminários desenvolvidos em plataformas virtuais, nos quais o Circo seja a temática. Serão aceitos também projetos de montagem de espetáculos de Circo de lona e circenses, montagem de número circense criação de aparelhos circenses, Festivais de Circo, ação de memória do Circo da Bahia e Prêmio Mestras e Mestres do Circo da Bahia - iniciativas que homenageiem pelo menos três mestres, sendo uma mulher. Também serão acolhidas pesquisas artísticas e críticas sobre o Circo da Bahia e suas interfaces. Ao todo serão apoiadas 44 propostas, num valor total de R$2.110.000.

Seguindo a recente recomendação do Ministério Público Estadual, a Funceb também garantirá uma cota de 50% sobre o valor total dos prêmios para proponentes auto declarados negros. Para além da aplicação da cota racial regulamentada, haverá pontuação adicional para o proponente que se auto declarar mulher ou residir no interior do estado. Trata-se de uma ação afirmativa que tem como objetivo valorizar a participação destes atores sociais na direção ou produção executiva dos projetos, assim como a presença de empresas produtoras do interior do estado.

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.

O que: Prêmio das Artes Jorge Portugal

Inscrições: 30 de setembro a 19 de outubro de 2020

Inscrições gratuitas e online no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br)

ACESSE AQUI EDITAL E LINKS DE INSCRIÇÃO