07/10/2020 07:50

Funceb realiza série de lives no instagram sobre Prêmios da Lei Aldir Blanc

live

Para ampliar a divulgação a cerca do Prêmio das Artes Jorge Portugal e o Prêmio de Exibição Audiovisual, a Fundação Cultural realiza, de 5 a 14 de outubro às 19h, uma série de lives em seu perfil no Instagram (@funceboficial), também para tirar dúvidas do público. Os Prêmios têm recursos da Lei Aldir Blanc da ordem de R$ 25 milhões, oriundos da Lei direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do ​Ministério do Turismo. Ambos os prêmios estão com inscrições online abertas.

Será realizada uma live para cada uma das sete linguagens artísticas geridas pela Funceb - Literatura, Música, Teatro, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Circo, seguindo o cronograma:

05 de outubro - Música

06 de outubro -  Literatura

07 de outubro - Dança

08 de outubro -  Teatro

09 de outubro - Artes Visuais

13 de outubro –  Audiovisual (Prêmio das Artes Jorge Portugal e Prêmio de Exibição Audiovisual)

14 de outubro - Circo

O Prêmio das Artes Jorge Portugal vai premiar 380 propostas que estimulem a criação, formação, produção, difusão, memória e pesquisa das Artes no estado da Bahia e que sejam difundidas através de plataformas virtuais. Já o Prêmio de Exibição Audiovisual selecionará 60 obras audiovisuais de curta, longa metragem e obras seriadas de produção independente, na categoria ficção, documental e animação oriundas dos diversos territórios de identidade do estado da Bahia. O intuito da premiação é exibir as obras audiovisuais selecionadas, durante os dois anos, na TVE (TV Educativa da Bahia), em horários estabelecidos pela emissora, e no Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual administrado pela Diretoria de Audiovisual da Funceb, a Dimas.

A Funceb garantirá uma cota de 50% sobre o valor total dos prêmios para proponentes autodeclarados negros. Para além da aplicação da cota racial regulamentada, haverá pontuação adicional para o proponente que se auto declarar mulher ou residir no interior do estado. Inscrições estão abertas até 19 de outubro (Prêmio das Artes Jorge Portugal) e até 20 de outubro (Prêmio de Exibição Audiovisual).

Programa Aldir Blanc Bahia – Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.