Notícias

12/10/2020 17:30

#CalendárioDasArtes - Audiobook Meninos do Recôncavo passeia pela relação de três jovens em tempos de pandemia

sPremiado na categoria Literatura, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Audiobook Meninos do Recôncavo, oriundo da cidade de Lauro de Freitas, é assinado pela artista, Lu Barreto.

O audiobook Meninos do Recôncavo é uma obra de ficção infanto-juvenil que passeia pelas relações construídas por três jovens: 1 nascido em Salvador que passa férias na casa de veraneio, no Recôncavo e os outros 2, moradores da vila de pescadores.

Tendo como fonte as narrativas populares advindas da oralidade, a história mostra o convívio entre os jovens da cidade e os do local e o contato com a cultura popular do Recôncavo.
As histórias discorrem através da voz do narrador e dos diálogos entre os três jovens: como esses meninos vivem, aprendem e observam a vida do povo desse lugar, através das manifestações da cultura popular, dos costumes, do convívio com a natureza, a pescaria, a culinária, as frutas nos quintais, os passarinhos.

No enredo, a artista mostra a mobilização dos jovens para ajudarem as comunidades a realizar ações solidárias, por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Lu Barreto lembra que “a obra aborda as diferentes culturas que dialogam e interagem, validando valores como a amizade, o amor, o respeito à diversidade e a solidariedade. Tudo isso que ficou mais aflorado em algumas pessoas, com o isolamento social”.

“o projeto supre a necessidade de produções literárias e áudio literárias, e como possível solução para a dificuldade de introduzir a leitura na vida do público infanto-juvenil, especialmente neste momento delicado de quarentena, tanto pela facilidade de acesso, como pela interação com as plataformas digitais que tanto encantam crianças, jovens e adultos, diz.

Lu Barreto - Especialista em Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e bacharel em turismo pela Faculdade da Cidade, Rio de Janeiro – 1981; atua na área da cultura desde 1982.

Em paralelo, atua desde 2001, na área de educação para a cultura, promovendo e ministrando cursos e oficinas de produção cultural para diversas instituições públicas privadas e escolas do terceiro setor como Escola de Pracatum de Música e Tecnologias, Escola Criativa Olodum, foi facilitadora de produção cultural da Rede motiva - Conexão vivo nas oficinas realizadas em várias cidades dos estados da Bahia e do Pará.

Em 2019 inicia sua carreira como escritora ao fazer, profissionalmente, o que vinha fazendo como hobby há alguns anos e atualmente, escreve para audiobooks.

A produção audiovisual está disponível no canal da Funceb no Youtube. Acesse aqui!

Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.