Notícias

10/10/2020 13:30

#CalendárioDasArtes – Projeto Forró em Casa utiliza utensílios domésticos como instrumentos musicais

A


Premiado na categoria Artes Integradas, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Forró em casa, oriundo da cidade de Mutuípe, é assinado pelo artista Lomanto Oliveira. A oficina voltada para os ritmos xote, baião e arrasta-pé, oferece a construção musical de uma festa junina, visto que neste ano de 2020, não foi possível a execução da maior manifestação cultural do gênero musical, o Forró, que acontece durante a festa de São João, em todo o Nordeste.

“A música sendo ouvida, já é uma terapia, ao ser tocada, ela amplia as atividades internas e quando em grupo, promove o desenvolvimento afetivo, contribuindo para um melhor convívio social”, avalia Lomanto Oliveira.

Na situação atual onde famílias, pequenos grupos de pessoas, ou até pessoas sozinhas, se encontram isoladas, a música proporciona uma viagem para momentos felizes, além de construir um ambiente confortável de novos desafios, aprendizados, interação e movimento corporal.

As oficinas não serão destinadas de fato a aprender um instrumento, mas sim, utilizar utensílios domésticos como instrumentos musicais, sendo acessíveis a todos.

Lomanto Oliveira
- graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (Unifacs). Como administrador e agente cultural, fundou o grupo de samba junino, Samba do Vai KemKé, em Salvador.

Criou o Laboratório Precurso, projeto que oferece aulas e oficinas de percussão e atua como gestor, no Laboratório Percurso e como professor, músico e produtor no Samba do Vai Kem Ké.

O projeto Forró em casa está disponível no canal da Funceb no Youtube. Acesse aqui!

Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.