Notícias

11/10/2020 09:30

CalendárioDasArtes – Performance em tecido acrobático integra linguagem circense à literatura

a

Premiado na categoria Circo, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Uma borboleta amarela arrebitou o meu nariz - performance em tecido acrobático, oriundo da cidade de Vitória da Conquista, é assinado pela artista Denise da Silva.

A artista utiliza como principal técnica o tecido acrobático e o arquétipo da borboleta, com impulsos de transmutação e renascimento. A performance é desenvolvida através de figuras acrobáticas que remetam ao vôo de uma borboleta, atravessada pela recitação de 4 poesias que utilizem a simbologia da borboleta.

“Ao trazermos a linguagem circense integrada à literatura para o público da internet, pretende-se, ainda, popularizar ambas as linguagens, alcançando um público que provavelmente não lhe teria acesso, dados os limites de suas condições de produção e consumo, detalha a proponente.

Os poemas são de autoria de Cecília Meireles, Manoel de Barros e também de autoria da própria acrobata. A apresentação se passa em uma paisagem natural e o Tecido Acrobático pendurado em uma árvore.

A artista realiza os movimentos acrobáticos e a recitação dos poemas acompanhada de um músico instrumentista.

Para a proponente, “o tecido acrobático transcende o lugar de circo de lona e das escolas especializadas nessa arte, despertando interesses principalmente dentro de universidades, academias, teatros e nos espaços públicos, como em praças e parques”.

“Diante do cenário atual de pandemia e de isolamento social, vamos compartilhar e difundir amplamente a arte circense contemporânea, ao levar essa expressão de maneira lúdica e poética ao público, além de oportunizar a fruição de uma apresentação artística contemplativa e com uma abordagem filosófica, despertando o olhar tantos das crianças como de jovens, adultos e idosos”, diz.

Denise da Silva - Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Especialista em Cinema: Expressão e Análise pela Universidade Católica do Salvador e graduada em Comunicação Social.

Foi selecionada com o projeto Formação Profissional em Artes Circenses no Cirque Octave Singulier no Edital de Mobilidade Cultural da SecultBA, em 2019. Realizou Intercâmbio em Artes Circenses na Compañia Circomedia, em Montevideo, por meio da Funarte e SecultBA.

O vídeo está disponível no canal da Funceb no Youtube. Assista!

Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.