Notícias

11/10/2020 17:20

#CalendárioDasArtes – “Musicando em Casa” apresenta aulas de música para todas as idades

a

O estudante de música, Elias Mororó, de 27 anos, do município da Barra, interior da Bahia, foi um dos premiados pela 8ª edição do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, na categoria Música. O projeto intitulado “Musicando em Casa” objetiva oferecer uma formação musical virtual às pessoas que estão cumprindo o isolamento social, por conta da pandemia de covid-19.

A proposta é apresentada por Elias através de um vídeoaulas de iniciação musical (teoria), canto e prática de instrumentos. “Temos como principal objetivo promover formação musical a todas as pessoas que tenham acesso à internet, independente do seu grau de informação. A importância desta proposta no contexto de isolamento social frente ao enfrentamento da pandemia do coronavírus é justamente estimular aquelas pessoas que não têm necessidades de sair de casa cumpram o isolamento social, dispondo assim de uma atividade cultural saudável”, explica o proponente.

O evento destina-se ao público com faixa etária acima de dez anos. O projeto valoriza a música erudita, em especial Beethoven, pelos seus 250 anos, nas práticas instrumentais. Além disso, na parte do canto serão valorizadas as manifestações brasileiras como a MPB e as cantigas de roda.

“A falta de instrumento por parte dos participantes não será empecilho, pois serão desenvolvidas aulas lúdicas com a voz e instrumental. As oficinas acontecerão em formato lúdico e teórico com cantos e contos informativos e os conhecimentos da linguagem musical com seus princípios fundamentais como a iniciação ao pentagrama, suas claves, a memorização das notas musicais na partitura e a percepção de suas alturas com a prática”, afirma Elias.

Elias Mororó - Realizou trabalho como professor de música na Escola de Música Deolindo Lima aquina cidade de Barra Bahia de fevereiro de 2017 a março de 2020 devido à pandemia. Participou do projeto Escolas Culturais como oficineiro de canto coral para os projetos estruturantes.
Ele cursa o terceiro semestre do curso de licenciatura em música na Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e atua como agente cultural nas manifestações culturais regionais da cidade de Barra.


        “Musicando em casa” está disponível no canal da Funceb no youtube. Acesse!


Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.