17/10/2020 09:20

#CalendárioDasArtes – Vamos falar de pele negra, máscaras brancas traz protagonismo negro nas artes cênicas

a

Premiado na categoria Teatro, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Vamos falar sobre pele negra, máscaras brancas, oriundo do município de Alagoinhas, é assinado pela Cia artista Onisajé.

A proposta é uma adaptação da obra homônima de Frantz Fanon, considerado um dos pilares nas reflexões sobre o racismo. O espetáculo, escrito por Aldri Anunciação, é dirigido por Onisajé, constituindo-se como a primeira mulher negra a estar à frente da Cia de Teatro da UFBA ao longo de seus quase 40 anos.

“O elenco e equipe são compostos majoritariamente por profissionais e estudantes negros. Todo o processo de criação assim como seu mecanismo de manutenção, tem como referencial procedimentos afirmativos do negro e da negra na sociedade, especialmente no protagonismo das artes cênicas”, diz a diretora teatral,  Onisajé.

No vídeo os artistas do espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas, expõem a criação da obra, perpassando por cada elemento teatral, tais como: direção, dramaturgia, coreografia, visualidades, iluminação, atuação, voz, música, pesquisa acadêmica, produção e comunicação.

Pele negra, máscaras brancas, recebeu indicação ao Prêmio Braskem de Teatro em 2019, como: Melhor Espetáculo Adulto, Direção e Revelação, para Matheuzza Xavier.

Onisajé -  é Yakekerê, no Ilê Axé Oyá L´adê Inan, em Alagoinhas, têm graduação em Direção Teatral pela UFBA, é  Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC (UFBA) e Doutoranda no mesmo Programa.

É Diretora fundadora do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, (NATA), criado em 1998. Dramaturga, preparadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase nas religiões de matriz africana o Candomblé.

A produção audiovisual está disponível no canal da Funceb no Youtube. Acesse aqui!