Notícias

17/10/2020 17:20

#CalendárioDasArtes – Projeto Memórias de um circo vivo traz relatos e arquivos pessoais da carreira de Dona Neide

A

Selecionado na categoria Circo, o projeto Memórias de um circo vivo, compõe a 8ª edição do Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A partir dos relatos, arquivos pessoais e memórias de toda a vida dedicada às artes circenses, a proposta é apresentada por Jucineide Silva, de 73 anos, da cidade de Dias D’Ávila.

 Ao longo da trajetória de mais de 60 anos, a artista é conhecida carinhosamente como Dona Neide.

Através de um bate papo dedicado a todos os públicos, a artista apresenta suas memórias, revelando ainda os métodos, experiências e todo o legado artístico como instrutora no tradicional circo brasileiro.

Para Dona Neide, “a proposta é uma forma de contribuir com a arte circense, em tempos de notícias tão difíceis”.

 “As redes Sociais são a forma de respirar a arte em tempos de pandemia. Assim como diversos setores do mercado, a cultura encontrou um desafio com a quarentena, o de existir num ambiente online. Com essa proposta, eu pretendo colaborar com o que aprendi e fiz em toda a minha vida artística”, diz a proponente.

Jucineide Silva – Nasceu em Palmares, município do estado de Pernambuco. Atualmente, aposentada por conta da idade, reside na cidade de Dias D’Ávila.
Com uma carreira artística repleta de experiências em circo, Dona Neide já passou pelos circos do Almeida, Leal Bahia, Pindorama. A partir da década de 1980 começou a instruir os mais novos então entra mais no picadeiro, atuando como instrutora e até diretora artística.

Já entre os anos de 1999 e 2008 foi Contratada pela Escola de Artes do Circo Picolino para ser instrutora de contorção. Entre 2014 e 2018, participou de palestras, encontros, vídeos e documentários sobre circo para falar um pouco de suas experiências durante a trajetória.

O Projeto Memórias de um circo vivo está disponível pelo canal da Funceb no Youtube. Assista!

Foto: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.