Notícias

15/10/2020 11:49

#CalendárioDasArtes – Projeto Desconhecida retrata reflexões de autoconhecimento

s

Premiado na categoria Dança do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto intitulado por Desconhecida, da capital baiana, é assinado pela artista Luiza Agra.

Por meio de um vídeo de movimento e dança, a proposta apresenta perguntas de Luiza para si mesma, como: Quem sou eu? Que artista sou eu? Que dança é essa que posso chamar de minha?

sA obra propõe reflexões acerca do mercado profissional de dança, seus estereótipos de corpo e padrões ideais, além da experiência na busca do autoconhecimento. O projeto “Desconhecida” surgiu através da necessidade da proponente de se autodefinir, a partir dos processos pessoais de autoconhecimento, terapias e fisioterapias que enfrentou entre 2018 e 2019.

“Este projeto exibe solo de dança contemporânea autobiográfica desenvolvida a partir de questões da identidade, que ao perceber que com quase 30 anos, depois de anos dançando profissionalmente como intérprete, conhecia muito pouco a si mesma”, afirma.

Luiza Agra – A proponente de 29 anos, além de artista da dança é educadora, formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, e em Ballet Clássico pelo método da Royal Academy of Dance. Foi integrante de grupos de dança contemporâneas independentes e coletivos artísticos como a Cia Ìdrima e o Coletivo dos Sonhos em São Paulo entre 2013 e 2014.

Além disso, também fez parte Balé Jovem de Salvador e o Núcleo de Investigação Coreográfica João Perene, em Salvador. Atualmente integra a Kátharsis Companhia de Dança e o Coletivo Mouna.

A artista participou de inúmeras oficinas e cursos, destacando-se em 2014, no Ateliê internacional da São Paulo Companhia de Dança, e entre 2014 e 2015 no Curso de Formação Olga Roriz em dança-teatro em Lisboa. Luiza também participou no ano de 2016 e em 2018 das residências artísticas do Núcleo Viladança, respectivamente, com Vladimir Rodriguez (Colômbia) e Hermman Diephiues (França).




Fotos: Divulgação
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.