10/11/2020 13:30

#CalendárioDasArtes – “Casca de Coco: O Som que Embala as Cantigas” realiza oficinas de produção artesanal de instrumentos percussivos

a

Premiado na categoria Artes Integradas, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Casca de Coco: O Som que Embala as Cantigas, oriundo de Muquém do São Francisco, é assinado pela artista Noeme Gonçalves.

A proposta conta com duas oficinas de produção artesanal de instrumentos percussivos a partir da casca do coco da Bahia.

Os vídeos tem duração de 35 minutos, cada, utilizando materiais provenientes de produção do grupo de doces da comunidade como matéria prima para confecção dos instrumentos.
“As oficinas fortalecem a cultura local e regional, destacando a importância do artesanato como cultura presente na vida do povo, tanto nas manifestações culturais, como na geração de renda familiar”, comenta a proponente.

a

A proposta é incentivar a criatividade do publico envolvido e fortalecer a cultura do artesanato tradicional por meio de instrumentos musicais. As atividades são realizadas pelos oficineiros e oficineiras e pela assessora pedagógica do grupo, de forma virtual respeitando as medidas de segurança contra o Covid-19.

Noeme Gonçalves - moradora e liderança comunitária da comunidade Manoel Dias, artesã, agricultora familiar, integrante e coordenadora do grupo JOCA Sabores onde coordena as atividades produtivas.

Como coordenadora participou de vários cursos de formação promovidos pela associação HUMANA Brasil, entidade que acompanha o grupo há um ano.

O vídeo Casca de Coco: O Som que Embala as Cantigas está disponível no canal da Funceb no youtube. Assista!