Notícias

11/11/2020 12:50

#CalendárioDasArtes – Projeto “Cantos de Plantadeiras” apresenta o cotidiano de mulheres na zona rural nordestina

 CICU
Foto: Divulgação

Premiado na categoria Música, do edital Calendário das Artes 2020– 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Projeto “Cantos de Plantadeiras”, oriundo da cidade de Ibicoara, é assinado pela artista Carolina Nascimento.

O projeto apresenta um grupo de mulheres plantadeiras e cantadeiras residentes em Ibicoara na chapada Diamantina. Nessa vivência coletiva, são os cantos de trabalho que motivam e inspiram para realização das atividades diárias de plantio, construção e cuidado com a saúde da comunidade.

Segundo a proponente, “essa é uma prática antiga e tradicional que promove unidade para a realização dos trabalhos coletivos”.

“A proposta é um vídeo musical com registros do nosso cotidiano, na zona rural, valorizando a cultura local, os cantos de trabalho e a diversidade cultural, para apresentar uma outra possibilidade de existência pós-pandemia”, comenta.

No sistema capitalista industrial, nos centros urbanos, o trabalho mecanizado substitui o trabalho manual e assume características de segmentação e especialização, onde cada pessoa realiza individualmente suas atividades e apenas o comunica a sua equipe, sendo o ambiente de trabalho um espaço principalmente de socialização.

No atual contexto de isolamento social, o espaço de socialização fica restrito às plataformas digitais e as pessoas estão repensando sobre as formas de sociabilidade.

Carolina lembra que “na zona rural, no contexto da agricultura familiar diversificada, o trabalho é basicamente manual e as pessoas se organizam coletivamente em mutirões para que seja mais eficiente e a colheita compartilhada”, finaliza.

As festas populares, são momento de celebração das colheitas. A proposta se destina a um público diversificado que esteja interessado nos temas da sustentabilidade, cultura popular e vida em comunidade.

Carolina Nascimento – integrou o projeto arte-educativo em saúde sexual e reprodutiva Mulherada, se Alevante - setembro 2019 a março de 2020; Produziu o Festival Internacional de Compositoras Sonora - agosto a novembro de 2019.

O vídeo está disponível no canal da Funceb no Youtube. Assista!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.