Notícias

17/11/2020 11:27

#CalendárioDasArtes – Projeto “Um espetáculo de um jeito diferente” traz oficinas de lira, malabares e cilindro japonês

d
Foto: reprodução Youtube

Premiado na categoria Circo, do edital Calendário das Artes 2020 – 8ª edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o projeto Um espetáculo de um jeito diferente, oriundo de Itabela, é assinado pelo artista Danilo Rocha.

A proposta traz oficinas de lira, malabares para iniciantes, cilindro japonês, chicote e também ensinamentos de como confeccionar cada um desses aparelhos de formar barata e segura.

Ao final das oficinas as pessoas podem assistir as um espetáculo e treinarem o manuseio dos equipamentos confeccionados para cada número.

“O objetivo desta proposta é ensinar os números de uma forma simples e barata, tendo em vista que os aparelhos circenses têm o preço um pouco caro. Em meio à pandemia vamos trazer uma contribuição que além de aprendizado será um passa tempo para tornar mais tranquilo o isolamento social”, comenta Danilo Rocha.

A lira é um aparelho de origem circense que tem como base exercícios acrobáticos. É um aro de metal, variação do trapézio, no qual são executadas várias posturas acrobáticas e pode ser feito com uma ou duas pessoas na mesma lira.

O cilindro japonês é um aparelho de origem circense que tem como uma mesa que sustenta um cilindro e o artista faz movimentos em cima de uma tábua, mostrando equilibro e concentração.

Já o malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Há milhares de anos, passa pelos espetáculos de rua, palcos de teatros, picadeiros de circos, até chegar hoje a virar uma competição.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.