13/11/2020 19:30

Funceb participou da cerimônia de encerramento do NordesteLAB 2020

A

A diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, participou, nesta sexta-feira (13), da cerimônia de enceramento do NordesteLAB 2020, que neste ano chegou à sua sexta edição. A plataforma de articulação e fomento do setor conectou agentes e promoveu atividades para profissionais, estudantes e público da área do audiovisual e teve início no dia 3 de novembro, de forma totalmente virtual.

Na ocasião, a diretora geral da Funceb, Renata Dias, destacou a importância do NordesteLAB para a classe artística da região. "Cada encontro virtual que se inicia, que se concretiza nesse momento atual, é uma resistência. O NordesteLAB sempre traz a dimensão de identidade regional que se evidencia numa série de contextos. Acompanho o projeto desde o início, como uma pessoa de fora, e acho que esse ano foi de consolidação do projeto, tornando-se cada vez mais importante para o contexto nacional. Muito importante para a política das artes essa reposta que vocês trazem de pesquisa e evidências do campo audiovisual atual, assim como para quem produz, cria e pesquisa".

Renata Dias aproveitou para informar alguns números de inscrições dos editais que integram o Programa Aldir Blanc Bahia, o Prêmio das Artes Jorge Portugal e o Prêmio de Exibição Audiovisual, que terão o primeiro resultado divulgado na próxima semana no site da Funceb.

O NordesteLAB acontece em Salvador desde 2015 e é o maior evento fora do eixo Rio-São Paulo, e foi composto por rodadas de negócios, laboratórios e clínicas de desenvolvimento de projetos, além de mesas e diálogos sobre o setor. Com o tema RE.EXISTIR, este ano, a plataforma buscou se fortalecer enquanto espaço de trocas para criação de novas existências e práticas no audiovisual. A edição 2020 foi viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.