Notícias

09/12/2020 09:40

#DançaParaInfância - Projeto “Passinhos INventivos em Casa” mergulha na ludicidade da dança para crianças

d
Foto: Edvalda Cerqueira Fragoso

Por meio do Prêmio Dança para Infância – Processos de Criação Artística 1ª edição, a Fundação Cultural do Estado da Bahia selecionou quatro propostas de processos criativos em dança para infância, realizados por artistas da Bahia, sendo dois do interior do estado e dois de Salvador e região metropolitana. Cada proposta selecionada recebe o apoio financeiro de R$ 4 mil para subsidiar o processo de pesquisa e execução da ação.

O projeto “Passinhos INventivos em Casa”, assinado pelo artista Kadu Fragoso, do Coletivo INventários, de Lauro de Freitas, na região metropolitana, é um dos contemplados. O projeto em parceria com a artista Sara Andrade valoriza a dança autoral em união a outras linguagens artísticas, potencializando as possibilidades de pesquisa de movimento em casa com contação de histórias, improvisações, música ao vivo, mímica corporal dramática e criação de vídeos.

O artista pretende compartilhar os seus fazeres e saberes da pesquisa do movimento voltada para infância e juventude, habitando assim um espaço de afeto em cada corpo-casa das crianças. “Com a dança unida a outras linguagens artísticas vamos reverberar em potentes espaços de INventividades nas famílias, mesmo nestes tempos estranhos, no intuito de fomentar a esperança de dias melhores que certamente virão”, afirma Kadu Fragoso.

As oficinas criativas utilizarão os estudos desenvolvidos pelo coletivo com integração da dança contemporânea, teatro, música ao vivo, princípios da mímica corporal dramática, vídeo e live streaming, além da utilização de máscaras, bonecos e objetos construídos em casa por cada participante.

“Com esse apoio da Funceb vamos vivenciar momentos de conhecimento pessoal e com o outro mesmo distante fisicamente, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si, cuidar de seu corpo, de sua casa e olhar para o outro, momentos de vida e de expressividade”, finaliza Kadu.

As aulas do projeto “Passinhos INventivos em Casa”, voltadas para crianças, serão lecionadas através plataforma virtual Google Meet, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, de 4 de janeiro a 4 de março de 2021.

Kadu Fragoso - Ator graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia no Curso de Interpretação Teatral (Bacharelado) - 2010 e ator formado pelo XXIII Curso Livre de Teatro 2007/2008 da UFBA. Aluno especial de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA em 2013. Cursa Licenciatura em Dança – UFBA e Técnico Profissionalizante em Dança na Escola de Dança da FUNCEB.  Como ator e produtor cultural, desenvolve pesquisas na área de Artes Cênicas na UFBA e em grupos de teatro e dança de Salvador. Integrante do Grupo Via Magia de Teatro na função de Ator e Produtor participando de importantes festivais nacionais e internacionais de teatro.

Ação formativa

A Coordenação de Dança da Funceb promoverá uma Ação Formativa sobre Processos de Criação em Dança com dois professores da Escola de Dança da Funceb e bailarinos do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), contemplando além dos selecionados, artistas que têm interesse na formação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 18 a 22 de janeiro, através de formulário que estará disponível no site da Funceb. No dia 25 de janeiro de 2021 a coordenação de dança divulgará a lista com os 20 selecionados externos para participarem da formação. As oficinas serão realizadas de forma virtual, de 27 a 29 de janeiro, com plataforma e horário a definir.

Ao final, os artistas selecionados para o prêmio compartilharão o processo de pesquisa por meio de uma mostra virtual no dia 4 de março, às 17h, através da plataforma Google Meet.

Serviço:
Prêmio Dança para Infância - “Passinhos INventivos em Casa”
Quando: 4 de janeiro a 4 de março de 2021, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h
Onde: Através da plataforma Google Meet

Ação formativa sobre processos de criação em dança
Quando: 27 a 29 de janeiro de 2021.
Inscrições: 18 a 22 de janeiro, no site da Funceb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.