15/12/2020 10:20

Campanha TCA de Perto chega à reta final de arrecadação

card

A campanha de financiamento coletivo “TCA de Perto - Programa de Visitas Educativas no Teatro Castro Alves”, realizada pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), através do edital do BNDES, está na reta final de tempo de arrecadação e encerra no dia 20 de dezembro. A campanha tem como objetivo alcançar R$50.000 reais em doações da sociedade civil para viabilizar o projeto de visitas educativas ao Complexo Teatro Castro Alves, que além de maior equipamento cultural da Bahia, é também um marco na arquitetura moderna de Salvador, tombado em 2014 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) enquanto patrimônio cultural nacional. A campanha está sendo realizada através do site Benfeitoria (benfeitoria.com/tcadeperto) e as doações vão de R$15 a R$5.000, com recompensas diversas para os colaboradores, que vão de fotos históricas do complexo a um concerto de câmara da Orquestra Sinfônica da Bahia em sua empresa.

Para João Américo Bezerra, presidente da ATCA, “em um momento em que os palcos estão sem receber público em função da pandemia é importante pensar em outros usos para os equipamentos culturais que podem se converter em espaços de convivência cidadã e promoção do bem estar por meio da arte e da cultura. Bem como, em sua relação com a cidade. Além disso, a forma de financiamento do TCA de Perto  reforça a crença da ATCA de que é preciso estreitar os laços entre a sociedade civil e os espaços de cultura.”

TCA DE PERTO: O programa de visitas educativas do TCA foi selecionado pelo Programa  Matchfunding BNDES+ 2020 que funciona da seguinte forma: o projeto tem uma meta mínima de R$ 50.833,33 para arrecadar via doações. Chegando a este valor, o BNDES doa mais R$ 101.666,67, ou seja, triplica o valor arrecadado para chegar a meta final de R$152.500. A cada R$ 1,00 doado, o TCA de Perto receberá mais R$ 2,00 do BNDES. Trata-se de uma campanha “ tudo ou nada”, se a meta não for atingida, não sairá do papel.

O projeto promoverá durante seis meses visitas educativas gratuitas (em português, libras e inglês), de terça a sábado, permitindo que mais de 25 mil pessoas tenham a oportunidade única de conhecer o interior do TCA e descobrir o que acontece nos bastidores: como é o cotidiano da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do Balé Teatro Castro Alves (BTCA),  como os cenários e figurinos são construídos no Centro Técnico, como são as salas de ensaio, os camarins e até mesmo descobrir algumas das passagens secretas que existem por lá. Além disso, financiará o restauro de duas importantes obras assinadas por artistas baianos que estão em exposição permanente no Foyer da Sala Principal: "O Cangaceiro" de Mário Cravo Jr.  e o painel "Fundação da Cidade de Salvador" de Carybé.

Tudo será feito de acordo com todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades médicas para controle da pandemia do Coronavírus. Os grupos terão, no máximo, 16 pessoas.

SOBRE O COMPLEXO TCA: O Teatro Castro Alves é um ícone da arquitetura moderna brasileira, um complexo cultural cuja história está entrelaçada com a cultura da Bahia e do Brasil. A edificação, com sua arquitetura única, é testemunha e parte do desenvolvimento urbano de Salvador, encravada no Centro da capital baiana, articulando diversos bairros e projetando-se para a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, cartão postal da cidade. O TCA foi inaugurado em 1967, através de uma lendária trajetória de construção e reconstrução, permanecendo em constante renovação. Seus três palcos - Sala Principal, Concha Acústica e Sala do Coro - são cenários fundamentais das artes do país, tendo recebido os principais nomes de nosso contexto cultural, bem como variados artistas internacionais.

SOBRE A ATCA: A Associação Amigos do Teatro Castro Alves é uma organização sem fins lucrativos formada em 2012 por cidadãos que atuam propondo ideias, desenvolvendo projetos e articulando forças com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do Complexo Teatro  Castro Alves. Há mais de 3 anos a  ATCA também é gestora da Orquestra Sinfônica da Bahia, a partir do processo de publicização da orquestra consolidado em abril de 2017.

TCA DE PERTO - Programa de visitas educativas no Teatro Castro Alves

Campanha de Financiamento coletivo | Programa de Matchfunding BNDES+ 2020