Notícias

04/01/2021 10:07

#AldirBlanc - "Africa Urban Dance" abre 30 vagas de dança com instrutores africanos

hh

African Urban Dance é um projeto artístico cultural que tem como linguagem principal a dança e que visa instruir e proporcionar uma educação corporal fundamentada por referências africanas/negras, ampliando o horizonte das possibilidades desses corpos cheios de memórias e ancestralidade a partir da ministração de aulas de danças afro urbanas, nascidas nos contextos das metrópoles de Cabo Verde, Angola, Costa do Marfim, Nigéria e Gana.

Com o objetivo de compartilhar saberes práticos e teóricos sobre danças afro urbanas, considerando o seu contexto espaço-temporal, conversando sobre como elas foram construídas, suas relações com algumas danças urbanas presentes no Brasil, e consequentemente, estimulando possíveis diálogos corporais, no intuito de fomentar a aproximação entre as danças urbanas africanas, com as danças urbanas presentes em território brasileiro.

Estas ações contribuirão para o desenvolvimento de saberes presentes na negritude afro-diaspórica, além de incentivar e abrir possibilidades de intercâmbio entre as culturas africana e brasileira. Fortalecendo assim, não somente as relações entre ambos os continentes, como principalmente, o diálogo e conexão com memórias, ancestralidade e reflexão sobre o contexto das danças afro-urbanas e fruição artística. O projeto será finalizado com um registro audiovisual.

Os Instrutores:

Rony Blastoyse de Cabo Verde, formado pela Escola de Dança da FUNCEB (2017), graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Artes na UFRB, que já apresentou solos em diversas cidades da Bahia e pesquisa danças desenvolvidas no contextos urbanos das diversas cidades do continente africano.

Isaac Bransah de Gana, faz curso de extensão Dança para Todos na UFBA, instituição que já ministrou aula no curso de férias, também dá aulas em Caetité em um projeto que visa afirmar identidade e autoestima através das danças africanas e tem formação técnica em cinema (2014-2016) no seu país de origem.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Inscrições:
Quando: 4 a 18 de janeiro de 2021
Resultado: 25 de janeiro de 2021
30 vagas, com direito a certificado
Informações: @africaurbandance

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.