Notícias

13/01/2021 08:00

#AldirBlanc - Curso online “Videodança - convergências e modos próprios do fazer” abre inscrições nesta quarta-feira (13)

d

O curso de formação online: “Videodança - convergências e modos próprios do fazer”, reflete e experimenta os processos de criação e do fazer específico da videodança. Com uma equipe técnica-pedagógica especializada formada por Lilian Graça (videodança), Bob Bastos (som) e Rafael Grilo (edição), o curso é online e gratuito, as inscrições estarão abertas a partir do dia 13 de janeiro.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A ação visa apoiar e estimular a prática artística do aluno pelo uso de método e programa convergente entre a dança e o audiovisual e do emprego de estratégias qualitativas no trabalho remoto.

O curso é elaborado partir de 3 eixos de reflexão: eixo histórico e autoral, eixo técnico e do sistema audiovisual e, por fim, o eixo perceptivo. Esses eixos serão trabalhados paralelamente em cada aula, servindo de base para a experimentação prática através de exercícios aplicados. Os exercícios aplicados assim como sua avaliação e feedback, funcionam para apoiar e estimular o aluno em sua prática artística.

Aulas - O curso é voltado para artistas, professores, estudantes e pesquisadores da dança, videodança, teatro, performance, audiovisual e áreas afins e demais interessados em videodança. Sendo 90% residentes no estado da Bahia e 10% de outros estados.

As aulas serão ministradas via plataforma de videoconferência e se constituem de aulas expositivas (teóricas) e debates com toda a turma; trabalho de experimentação (prática) direcionada; leitura e discussões de textos; mostra; compartilhamento do resultado.

Atividades sincronicas: serão oferecidos dez (10) encontros virtuais de três horas cada, com exposições conceituais, apreciação de trabalhos artísticos e debates sobre os temas sensíveis ao curso em seus três eixos temáticos.

Atividades assíncronas: os participantes serão orientados a realizar atividades de apreciação, estudos, planejamento ou experimentação e finalização em videodança.
Haverá acompanhamento, avaliação e feedback dos professores dos experimentos e produções realizadas pelos alunos.

É intenção da equipe de professores estimular um projeto individual do aluno com o objetivo que esse realize no mínimo a criação de uma videodança como resultado final, a ser disponibilizado em um canal do youtube aberto para público.

Professores - Lilian Graça é coreógrafa, dançarina, professora de dança e videasta; Bob Bastos é Professor de áudio para vídeo e Rafael Grilo é Professor de edição de vídeo.


SERVIÇO

Curso Videodança: Convergências e modos próprios do fazer
Inscrições: 13 a 27 de janeiro de 2021
Quando: 4 de fevereiro a 8 de abril de 2021, às quintas-feiras, das 14h às 17h
Carga horária: 30 horas de aulas virtuais/online dividida em 3 horas,1x por semana durante dez semanas
Número de vagas: 30

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.