Notícias

10/01/2021 08:10

#AldirBlanc - Projeto “Festival de Sanfonas em Rede" acontece com lives shows, mesas de bate papo e oficinas musicais transmitidas pelas mídias digitais

a

O Projeto Festival Sanfonas em Rede tem como foco a música sanfoneira e o forró pé de serra, articulado a uma rede de artistas e músicos sanfoneiros, oriundos dos 7 macroterritórios de identidade do Estado. O evento conta com uma programação composta de 8 lives shows; 2 mesas de bate papo e 2 oficinas musicais.  São 4 dias de evento digital,12 e 13 e 19 e20 de março de 2021, transmitidos ao vivo pela internet através das mídias digitais.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Lives shows - Cada músico sanfoneiro vai fazer uma apresentação no formato live show,com aproximadamente, 1 hora,tocando, cantando e contando um pouco sua história, e relação com seu instrumento, como em um show presencial.Os músicos podem optar por serem acompanhados por triângulo e zabumba - presencialmente ou virtualmente (samples e VST’s).

Mesas de bate papo - A curadoria vai convidar os selecionados para participarem das mesas de bate papo, que acontecem nos dias 12 e 19 de março, das 19 às 20h. Os temas abordados incluem assuntos da cultura do forró, da sanfona e das dificuldades e desafios encontrados com a ausência dosfestejos do São João de 2020, como também, as perspectivas para o São João de 2021, época importante do ano para os sanfoneiros.

Oficinas de acordeon - São duas oficinas de acordeon abordando os elementos básicos do instrumento, dentre outras particularidades e  promovendo, a sanfona e a sua cultura. Harmonias, padrões de acompanhamento e história do instrumento, também constam na programação das duas oficinas que acontecem no dia 13 de março de 2021.

A seleção se dá por meio de inscrição através de preenchimento de formulário online simplificado através dste link. Quem for selecionado, vai respeitar a questão da territorialidade onde 1 (um) sanfoneiro representará cada um dos 7 (sete) macroterritórios do estado da Bahia além de um sanfoneiro de destaque nacional. Não terá público físico nas apresentações, de forma que todas as necessidades técnicas sejam cumpridas dentro dos protocolos de isolamento indicados pela Organização Mundial de Saúde(OMS),  em virtude da pandemia de COVID-19, alinhados aos decretos estadual e municipais vigentes.



SERVIÇO


Festival de Sanfonas em Rede
Onde:Transmissão ao vivo pela Internet através das mídias digitais
Quando:dias 12/03/21, 13/03/21 e 19/03/21,20/03/21
Link do formulário para inscrição: Clique Aqui
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.