Notícias

08/01/2021 12:57

#AldirBlanc - Projeto "Tu Maracá! – Brincantes Online" promove oficinas gratuitas de maracatu, preparação vocal e percussão

d

O projeto “Tu Maracá! – Brincantes Online” promove durante o mês de janeiro três oficinas inseridas no universo do Maracatu, manifestação popular da cultura pernambucana. As aulas serão realizadas em ambiente virtual e conduzidas por três artistas: Nefertiti Coutinho (PE) ministra a Oficina de Dança do Maracatu de Baque Virado; Natielly Santos (BA) será responsável pelas aulas de Preparação Vocal e Ricardo Costa (BA) por conduzir as aulas de percussão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link: http://bit.ly/3s6dVqr até às 23 horas do dia 11 de janeiro. O resultado da seleção será divulgado no Instagram do projeto: https://www.instagram.com/tu_maraca/. As aulas acontecem no turno da tarde, a partir do dia 12 de janeiro, com dois encontros.

O projeto tem direção geral do coreógrafo baiano Ícaro Ramos, que fala sobre o papel das oficinas na construção da obra coletiva que será apresentada em março. “As oficinas online Tu Maracá surgem a partir da necessidade de termos mais ferramentas para o nosso processo de criação. Elas vão servir como um dos pontos iniciais para criar a nossa obra. A partir disso, se torna importante que a gente aprofunde mais ainda nossos conhecimentos sobre as danças de Maracatu, sobre preparar a voz e entender mais sobre a percussão desses Maracatus”, explica o diretor.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Sobre as oficinas e ministrantes

Oficina de Dança do Maracatu de Baque Virado com Nefertiti Coutinho

Nefertiti Coutinho é pernambucana, bailarina, coreógrafa, professora e profissional da Educação Física. Batuqueira do Maracatu Nação Porto Rico, responsável pela Ala de Escravos do Maracatu Encanto do Pina, educadora no Projeto Encantinho e uma das fundadoras do Maracatu Baque Mulher. Diretora da Cia Maktub PE e do Nefertiti Studio de Danças.

Sobre a oficina:
A parte teórica traz breve histórico, a Dança Étnica e sua ligação com o folclore, funções da dança ritualística, os ciclos das Danças Populares de Pernambuco e onde o Maracatu se encontra. Já na etapa prática, trabalha o resgate, através do movimento criativo, da movimentação dos personagens presentes no cortejo de Maracatu de Nação/ Baque Virado


Oficina de Preparação Vocal com Natielly Santos

Natielly Santos é atriz e produtora do Coato Coletivo há 7 anos; coletivo que estuda teatro performático e a inserção de mídias tecnológicas na cena contemporânea. Doutoranda e Mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Bacharela em Artes Cênicas (UFBA), atualmente pesquisa a performance poética presente em alguns grupos de Slam Poetry na América Latina.

Sobre a oficina:
A oficina tem como finalidade o desenvolvimento de algumas técnicas voltadas para a preparação vocal de não cantores (as), por meio de exercícios que estimulam a investigação vocal individual e coletiva, tendo em vista a performatividade do corpo/voz e memória

Oficina de percurssão com Ricardo Costa

Ricardo Costa é músico popular com formação técnica pelo Centro de Formação em Artes da Funceb (BA). Tem experiência musical em diversas companhias de dança e bandas em Salvador, dentre elas a Orquestra Popular da Bahia, fazendo assistência de direção musical (dirigida por Emília Biancardi), Cia Maracás, direção musical no Guarnice de Bois e Maracatus (direção Amélia Conrrado e Ricardo Barreto Biriba), Cia de Dança Alô Bahia, na função de diretor musical (direção geral Mario Sergio e Edinalva Muzenza) e músico acompanhante de artistas como Marcia Short, Virgilio Lisboa, Marcia Freire, dentre outros.

Sobre a oficina:
Introdução a história dos maracatus, apresentação dos instrumentos e seus toques, introdução ao ritmo com percussão corporal, claves, base rítmica e desenvolvimentos e construção de uma pequena célula rítmica do Maracatu.

Serviço:

O quê: Oficinas online do projeto “Tu Maracá! – Brincantes Online”

Quando:
Dança de Maracatu: 12 e 19 de janeiro (terças), de 14:30 às 15:30;
Preparação Vocal: 14 e 21 de janeiro (quintas), de 14:30 às 15:30;
Percussão: 16 e 23 de janeiro (sábados), de 13 às 14h.

Inscrições: até 11 de janeiro, através do link http://bit.ly/3s6dVqr
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.