11/01/2021 10:28

#AldirBlanc - Projeto "Oficina de Criação de um Espetáculo Teatral" tem inscrições abertas até 24 de janeiro

D

Estão abertas até 24 de janeiro as inscrições para o projeto "Oficina de Criação de um espetáculo teatral", que oferece gratuitamente aulas virtuais de dramaturgia, voz, figurino, cenário, iluminação, corpo/espaço e encenação, entre os meses de fevereiro e abril de 2021. Realizado pela atriz e diretora Chica Carelli em parceria com o Teatro Vila Velha, o projeto foi contemplado pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal, vinculado ao Programa Aldir Blanc Bahia.

A proposta é oferecer ao público uma grande oficina, que reúna conhecimentos das mais diversas áreas que compõem o fazer teatral. Ministradas por profissionais reconhecidos na cena teatral baiana, as aulas conduzirão cada participante a um experimento cênico, que combinará as experiências desenvolvidas nas seis áreas de conhecimento e criação. O processo de formação, integralmente realizado no espaço virtual, será conduzido por Chica Carelli (encenação), Celso Junior (dramaturgia), Loretta Pelosi (corpo e espaço), Valéria Rocha (voz e interpretação), Valmyr Ferreira (iluminação) e Zuarte Jr. (cenário e figurino).

"Fazer teatro exige um nível de presença e percepção do todo, é um trabalho coletivo. Tanto o ator quanto o encenador devem ter total domínio crítico de todos os elementos que compõe o espetáculo e o discurso cênico", comenta Chica Carelli, defendendo a importância de uma formação que desmantele qualquer ideia do "ator virtuoso", ou do ator celebridade. “Queremos formar atistas empreendedores que queiram levar ao palco um espelho crítico da sociedade contemporânea. A realidade do artista baiano e brasileiro é que muitas vezes a gente é levado a fazer o próprio figurino, o próprio cenario, a própria luz… A oficina foi pensada para compartilhar os conhecimentos e conceitos básicos necessários para desenvolver essas atividades", complementa Carelli.

Os candidatos e candidatas às vagas devem ter disponibilidade para partipar da oficina de criação entre 01 de fevereiro e 09 de abril de 2021, sempre de segunda a sexta, das 10h às 13h. Há também a possibilidade de se inscrever em apenas uma das oficinas que compõe o projeto. Para se inscrever, os participantes devem preencher o formulário disponível em https://forms.gle/1SW3Doa2ZodGZA3CA . Parte das vagas é destinada a moradores do interior do estado da Bahia e os nomes dos participantes selecionados serão divulgados no dia 28 de janeiro de 2021. Os selecionados deverão confirmar a sua inscrição pelo e-mail universidadelivrevilavelha@gmail.com entre os dias 29 e 30 de janeiro. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas através do mesmo e-mail.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Oficina de Criação de um espetáculo teatral
Inscrições: até 24 de janeiro de 2021
Divulgação dos selecionados: em 28/01