Notícias

14/01/2021 14:10

#AldirBlanc - Projeto “Filme Guitarra Baiana – A voz do Carnaval” relata o surgimento do pau elétrico

AAA

O filme Guitarra Baiana – A Voz do Carnaval, realizado em 2015, apresenta a história do desenvolvimento do instrumento genuinamente baiano, que nasceu das mãos de Dodô e Osmar com o nome originário “pau elétrico”, intercalando registros históricos com depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho Macedo e Aroldo Macedo.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A história retorna ao início dos anos 1940, quando a dupla Dodô & Osmar teve a ideia de construir um novo instrumento, após assistirem a uma apresentação do músico Benedito Chaves com seu "violão elétrico", utilizando um captador e um corte de madeira maciço. Nascia, assim, o pau elétrico, que, para muitos, viria a ser a primeira guitarra elétrica do mundo.

No filme também é citada a importância dos instrumentistas Missinho, Luiz Caldas, Júlio Caldas, Morotó Slim, Maestro Fred Dantas, Maestro Spok, o professor Paulo Miguez, o radialista Perfilino Neto, o luthier Elifas Santana, Jackson Dantas, Durval Lélys, Lito Nascimento e Fred Menendez.

O filme Guitarra Baiana – A voz do carnaval participou de inúmeros festivais, sendo premiado em Los Angeles, EUA, no (LABRFF) com menção honrosa.


SERVIÇO

Filme Guitarra Baiana – A voz do carnaval

Onde: Canal do Youtube
 

Mais informações:  Blogspot Guitarra Baiana

Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.