Notícias

18/01/2021 11:57

#AldirBlanc - Projeto "Festival Solos de Teatro da Bahia 2021 – Edição Online" está com inscrições abertas

d

A primeira edição do Festival Solos de Teatro da Bahia 2021 - Edição Online ocorrerá entre os dias 22 e 29 de Março de 2021 nas plataformas virtuais. O festival será composto por dez espetáculos solos teatrais baianos, sendo três do macro território 2 e sete dos demais macro territórios; quatro atividades formativas e uma conferência.

Os espetáculos que comporão a grade do Festival serão selecionados por um chamamento público, que será lançado dia 15 de Janeiro de 2021 no site do festival. O edital ficará disponível online por período em que os artistas poderão inscrever suas propostas. No referido edital constarão as diretrizes para a participação no. Cada espetáculo selecionado ficará disponível gratuitamente por 72 horas no site oficial do Festival. Com vistas a acessibilizar público com perda parcial ou total de audição, os 10 espetáculos contarão com a ferramenta de Legendagem.

A seleção dos espetáculos solos será realizada por uma curadoria composta por pelos artistas Saulus Castro (ator e diretor graduado pela Escola de Teatro da UFBA), Marcos Lopes (Ator e Bacharelando em Artes Cênica pela UFBA), Israel Barreto (Ator e produtor), também idealizadores e produtores do festival.

As Atividades Formativas, num total de quatro, com carga horária individual de no máximo 2 horas/aula, contarão com temas relacionados ao fazer teatral. Todas serão online e gratuitas, e serão ministradas por artistas e técnicos baianos, convidados por sua relevância e contribuição às artes cênicas na Bahia e no Brasil.

Para participar das atividades, é necessário que cada pessoa preencha um formulário de inscrição através do site oficial do Festival. Cada participante validará sua presença no dia e horário de cada atividade, através do preenchimento de formulário específico. Todos os participantes inscritos receberão um certificado digital de participação de acordo com a carga horária cumprida.

A Conferência, cujo tema abordará mercado e estética e os caminhos para uma produção solística em Teatro, terá duração de três horas, tendo a participação de 03 pensadores, pesquisadores e realizadores das Artes Cênicas do teatro baiano e nacional. O acesso à Conferência é gratuito e pode ser realizado por meio do site oficial do festival. Cada participante receberá certificado digital de participação.

O festival contará com a ação de Mediação Cultural, responsável por democratizar o acesso a estudantes e professores de escolas públicas do Estado da Bahia. O intuito da Mediação é formar plateias e posteriormente, mas não menos importante, fomentar a discussão sobre o fato estético, a fruição do evento artístico e uma vivência extra cotidiana.

O Festival Solos de Teatro da Bahia 2021 - Edição online destina-se a um público diverso, composto por estudantes de teatro (graduandos, mestrandos e doutorandos), artistas, estudantes do ensino médio das redes pública e particular de ensino e demais interessados em Arte e Teatro.

Numa produção conjunta do Coletivo Duo e Ovo Teatro e Audiovisual, o projeto foi vencedor na categoria Teatro do Prêmio das Artes Jorge Portugal e conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Inscrições Festival Solos de Teatro da Bahia 2021 – Edição Online
Inscrições: 15 a 31 de janeiro de 2021 no site festivalsolosbahia.com.br/

Gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.