Notícias

22/02/2021 11:07

#AldirBlanc - Últimas cinco oficinas do projeto “Mostra Elas – Ações Formativas” abrem inscrições

xx

O projeto “Mostra Elas – Ações Formativas” abre inscrições para as cinco últimas turmas de seu ciclo de formação em funções técnicas e criativas no campo do cinema e do audiovisual, ofertadas gratuitamente a mulheres da Bahia, além de pessoas trans e não-bináries. De 16 de fevereiro a 2 de março, interessadas podem garantir vaga nas oficinas “Captação de Som para Cinema e TV”, com Ana Luiza Penna; “Direção de Arte”, com Andressa Mascarenhas; e “Montagem”, com Nin La Croix. Depois, de 23 de fevereiro a 9 de março, entram no ar as inscrições para “Assistência de Direção”, com Tais Bichara; e “Roteiro de Ficção”, com Amanda Aouad. Para participar, é necessário preenchimento de formulário disponível no site www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas, onde as informações de datas, horários e minutas dos cursos, assim como os currículos das professoras, também podem ser encontradas.

A “Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres” teve sua primeira edição em 2017, em Salvador, e, desde então, vem desenvolvendo ações que têm como intuito proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participação feminina no audiovisual. A proposta “Mostra Elas – Ações Formativas” é um desdobramento disso e vislumbra que mais mulheres possam criar e contar suas próprias narrativas através desta linguagem. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indicam que diretoras estão nos créditos de apenas 22% das produções brasileiras. Apesar de este registro apontar para um crescimento nos últimos anos, tal desigualdade reforça discursos e estéticas dominantes, que desprivilegiam diferenças, singularidades, desafios e transformações que constituem o mundo (re)pensado por elas.

É com este olhar que a Giro Planejamento Cultural, empresa soteropolitana gerida por um trio de produtoras culturais – Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron –, assume o desafio de estimular esta ocupação não apenas importante, mas necessária. Fortalecer o movimento social e político das mulheres também através da arte é um dos nortes da existência desta equipe. Em vista disso, o projeto, além das oficinas, vai ainda promover, até o mês de abril, cinco lives de debates sobre o tema e um mapeamento digital de mulheres profissionais do audiovisual baiano.

A “Mostra Elas – Ações Formativas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

MOSTRA ELAS – AÇÕES FORMATIVAS - Ciclo de oficinas de áreas técnicas do audiovisual
Direcionadas a mulheres, pessoas trans e não-bináries da Bahia
Realização: Giro Planejamento Cultural
Curadoria: Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron Informações e inscrições: www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas
Quanto: Gratuito

Inscrições: de 16 de fevereiro a 2 de março
Divulgação do resultado: 12 de março

“Captação de Som para Cinema e TV”, com Ana Luiza Penna
“Direção de Arte”, com Andressa Mascarenhas
“Montagem”, com Nin La Croix

Inscrições de 23 de fevereiro a 9 de março
Divulgação do resultado: 19 de março

“Assistência de Direção”, com Tais Bichara
“Roteiro de Ficção”, com Amanda Aouad
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.