Notícias

17/02/2021 15:40

#AldirBlanc - Curso Virtual de Realização Audiovisual tem inscrições prorrogadas até 26 de fevereiro para estudantes de escolas públicas do Recôncavo

d

As inscrições para o Curso Virtual de Realização Audiovisual para estudantes das escolas públicas do recôncavo baiano foram prorrogadas até o dia 26 de fevereiro e podem ser realizadas através do site https://cursoaudiovisual.wixsite.com/reconcavo/inscricoes por um professor da instituição que atuará como mediador do projeto na escola, sendo o responsável por indicar até 06 estudates para participar deste processo formativo.

O projeto busca contemplar estudantes de 05 cidades do recôncavo, selecionados de acordo com parâmetros de diversidade tais como: paridade de gênero, estudantes negros, brancos, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+; com deficiência.

O curso será realizado em 4 sábados do mês de março no horário das 08H às 12H, tendo Início em 06/03/2021 e término 27/03/2021. Os encontros serão realizados por videoconferência em uma plataforma de fácil acesso, dispensando cadastros e instalações de aplicativos nos dispositivos. Serão realizados encontros em grupo para orientação, agendados de acordo com a disponibilidade de cada equipe no período de 15 a 19 de março. Os grupos de alunos durante o processo de formação, terão a oportunidade de produzir uma obra audiovisual de temática e formato livre com acompanhamento da coordenação do curso, a qual será apresentada em um laboratório de exibição ao término do curso.

As aulas serão ministradas por Lane Bittencourt, coordenadora de projeto e facilitadora (Módulo II: A técnica-filmagem) e do Laboratório de distribuição (Exibição). Natural de São Miguel das Matas, possui graduação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018), campus localizado na cidade de Cachoeira-BA. Participou de atividades de Pesquisa e Extensão no qual se destaca a sua atuação no Cineclube Mário Gusmão na realização de atividades cineclubistas. Idealizadora e coordenadora da Oficina Produzir, projeto realizado em 2018 com estudantes do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, localizado em São Miguel das Matas, e produto integrante da sua tese e defesa de trabalho de conclusão de curso.

Eudaldo Monção Jr, Coordenador de projeto e facilitador (Módulo I: O ato de criação) e do Laboratório de distribuição (Exibição). Natural de Nazaré, possui formação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Extensão acadêmica em (Roteiro para a produção de vídeos estudantis) na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenador e idealizador da Mostra Cinemas do Brasil. Diretor e roteirista dos curtas-metragens (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco). Produtor do circuito difusão da Mostra dos Direitos Humanos edições 11ª e 12ª nos anos respectivos de 2017 e 2019 na cidade de Nazaré, atuou como júri no Projeto de Vídeos Estudantis (PROVE) no Colégio Estadual José Marcelino, no ano de 2018. Atuou como coordenador do Projeto Escolas Culturais em Nazaré-BA e atualmente é membro da Rede TerraCult - Territórios em Rede pela Arte e Cultura Baiana.

Carla Neri, Coordenadora de projeto e facilitadora (Módulo II e IV: A técnica-filmagem e Laboratório de distribuição (Exibição). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFRB. Durante a graduação foi integrante do Cineclube Mário Gusmão no qual realizou atividade cineclubista ministrando oficinas de audiovisual, registro e assistência técnica de projeção e som. Atuou na realização da Mostra dos Direitos Humanos nas edições 11ª e 12ª nos anos respectivos de 2017 e 2019 na cidade de Nazaré, foi jurada no Projeto de Vídeos Estudantis (PROVE) no Colégio Estadual José Marcelino, no ano de 2018. Realiza trabalhos nas áreas de Direção, Fotografia, Montagem e Som. Atualmente se dedica a fotografia trabalhando como primeira assistente de câmera e diretora de fotografia.

Felipe da Silva Borges, Coordenador de projeto, facilitador (Módulo III: A técnica - pós-produção) e do Laboratório de distribuição (Exibição). Mestrando em Meios e Processos Audiovisuais na USP, Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFRB. Participou de atividades cineclubistas pelo cineclube Mário Gusmão, e de experimentação em cinema expandido no grupo SONatório. Realizou atividades de câmera, captação de som e produção no circuito difusão da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Nazaré. Ministrou oficina de documentários para os professores da rede municipal de Candeias e na oficina de fotografia no projeto Produzir realizada no Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas em São Miguel das Matas. Atua nas funções de direção de fotografia, montagem e finalização de cor.

O curso Curso Virtual de Realização Audiovisual no recôncavo é coordenado e ministrado por Lane Bitencourt, Eudaldo Monção Jr, Carla Caroline e Felipe da Silva Borges em parceria com Memorabilia Filmes tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Curso Virtual de Realização Audiovisual
Inscrições: até 26 de fevereiro de 2021
Onde: https://cursoaudiovisual.wixsite.com/reconcavo/inscricoes
+ Informações: cursoaudiovisualreconcavo@gmail.com https://www.instagram.com/cursoaudiovisualreconcavo/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.