Notícias

18/02/2021 14:55

#AldirBlanc - Reta final para fazer parte do Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia


mapa


A pesquisa ‘Mapa das Sociedades Filarmônicas da Bahia’, realizada por um grupo de pesquisadoras(es) e produtoras(es) culturais, teve início em janeiro e encerrará a coleta de dados no dia 28 de fevereiro. Até o momento foram mapeadas 124 Filarmônicas de 97 municípios distintos, espalhadas por todos os Territórios de Identidade da Bahia. 

 

O      formulário      de      pesquisa      segue      disponível      no      site      do      projeto

(www.mapafilarmonicasbahia.com.b r) até o final deste mês e pode ser preenchido por qualquer pessoa que tenha informações sobre filarmônicas que existem ou existiram nos municípios do estado. O objetivo da pesquisa é mapear os 417 municípios da Bahia e atualizar dados com defasagem de mais de 10 anos, o último levantamento data de 2009. A pesquisa pretende responder a perguntas como: Quantas filarmônicas existem na Bahia? Onde elas estão? Em que condições vêm funcionando?

 

Após a coleta de dados que está sendo feita através do formulário da pesquisa e da interlocução com as pesquisadoras do projeto, que realizam contato com os municípios de forma remota por telefone, e-mail, redes sociais e WhatsApp, as informações serão consolidadas e disponibilizadas no site do projeto.

 

Além do Mapa atualizado das Sociedades Filarmônicas da Bahia, também será publicado, em parceria com a editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), um livro de artigos escritos por estudiosos das filarmônicas baianas que vão refletir sobre os desafios atuais e os caminhos possíveis para o futuro dessas entidades centenárias. Todos os produtos do projeto serão gratuitos e distribuídos digitalmente. 

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do

Turismo, Governo Federal. 


Para mais informações acesse o site do projeto (mapafilarmonicasbahia.com.br), o perfil do Facebook e do Instagram @mapafilarmonicasbahia ou       envie um      email para faleconosco@mapafilarmonicasbahia.com.br 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.