Notícias

31/03/2021 10:28

#AldirBlanc - Livro "Entre" celebra relação de roupa e arte com registro imagético criado por 22 artistas da Bahia

d

Acessar obras em Wearable art que interagem com múltiplas linguagens artísticas. Se em 2021 o convite do projeto ENTRE continua sendo o mesmo das suas duas edições anteriores, é melhor não se enganar: ele agora dá acesso a um material diferente. Com assinatura do designer de moda Alexandre Guimarães, o livro ENTRE chega ao público no dia 1° de abril reunindo trabalhos dos 22 artistas nativos ou residentes na Bahia que se deixaram atravessar pela proposta da criação híbrida e compartilhada a partir de objetos de vestir criados por Alexandre em Salvador.

O lançamento do livro ENTRE tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. A versão digital poderá ser acessada no website do projeto, através do endereço www.galeriaentre.com. Já o livro físico, em tiragem limitada e edição de luxo, será distribuído à instituições, artistas e organizações que dialogam com o tema da proposta.

O livro ENTRE chega em edição bilíngue, com coordenação artística e curadoria de Alexandre Guimarães, e projeto gráfico e editoração de Vicente Queiroz. Em 220 páginas, o registro imagético dos 22 artistas divide espaço com textos da professora e pesquisadora Dra. Daniela Felix Martins, e do crítico de arte e editor Daniel Guerra, que sugerem o contexto por onde circulam as diferentes narrativas, corpos, processos e desejos criados no ENTRE até aqui.

As duas primeiras edições do ENTRE aconteceram de formas distintas. Em 2013, 16 artistas receberam as indumentárias de Alexandre Guimarães como fio condutor, um objeto significativo e mediador capaz de provocar diálogos, não só entre as duplas formadas para criar coletivamente, mas com a própria cidade. Assim, oito interações mobilizaram paisagens urbanas de Salvador através da arte vestível, combinada com outras artes. Já em 2017, obras de seis criadores aproximaram o projeto dos processos de ocupação artística, transformando uma casa no bairro do Rio Vermelho na galeria pop up ENTRE. Nela, peças de Alexandre funcionavam como catalizadores de instalações, ações, músicas, encontros, fotografias e videoartes.

Em comum, as duas edições traziam a proposta de borrar os limites entre diferentes linguagens artísticas, assim como os próprios processos de criação. A construção das obras, coletiva e multidirecional, abriu espaço para ressignificações imprevisíveis, que surgiram

exatamente do contato dos artistas convidados com os objetos para vestir. Esse lugar sem fronteira e permeável, chamado ENTRE, volta agora não somente como registro rico e imagético desses processos, mas também como reflexão sobre a roupa a partir da sua proposição artística.


SERVIÇO

Lançamento do Livro ENTRE

Quando: 1° de abril de 2021
Onde: www.galeriaentre.com

Artistas participantes: Alex Oliveira, Ayrson Heráclito, Clarice Machado, Daniel Lisboa, Ebomi Regina de Iemanjá, Edgard Oliva, Gilberto Monte, Isaura Tupiniquim, João Milet Meirelles, João Oliveira, Lia Lordelo, Lucas Moreira, Mayra Lins, Orlando Pinho, Pablo Cordier, Paula Carneiro Dias, Paula Lice, Rebecca Matta, Rose Boaretto, Tiago Lima, Tiago Ribeiro e Vicente Queiroz.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.