Notícias

01/04/2021 07:10

#AldirBlanc - Projeto “Centenário Renato Fróes" realiza expo virtual

S

Com a proximidade do centenário de seu nascimento, o cartazista de anúncios de cinema Renato Fróes (1922-2014) ganhará uma exposição virtual de sua obra. Através do projeto “Centenário Renato Fróes” será feita a digitalização, restauração digital e exposição virtual de seu acervo original de cartazes, que abrange um período de mais de meio século.
A exposição estará disponível para o público no site cartaz100.com, a partir de abril. No perfil @cartaz100, no Instagram, é possível acompanhar as novidades do projeto e conhecer parte do acervo antes mesmo da exposição começar. A obra de Renato Fróes — “que foi talvez o maior desenhista de anúncios publicitários dos filmes em jornais de Salvador”, como escreveu em 2008 o crítico André Setaro (1950-2014) — é um trabalho de artesania que ilustra boa parte da história do Cinema no século 20.
Durante muitas décadas, o grande chamariz para o público ir aos cinemas eram os cartazes publicados nos jornais. Esses cartazes, que tinham design e arte próprios, eram diferentes dos cartazes oficiais dos filmes. Com o objetivo de chamar a atenção do leitor, e com a competição entre as salas exibidoras, os cinemas contratavam desenhistas para fazerem os anúncios de suas sessões para as páginas dos jornais. Em Salvador, Renato Fróes foi provavelmente o mais longevo nessa arte.
Ele chegou a referir-se a seu trabalho como “a arte que se perdeu”, desiludido com o fim da profissão, mas agora seus cartazes serão preservados através de cópias digitais e estarão disponíveis para serem acessados a qualquer hora pelos fãs de cinema e artes visuais.
Em 2017, os cartazes de Renato Fróes foram expostos ao público pela primeira vez, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, durante o XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema. Além disso, a comunicação visual daquela edição do Panorama foi inspirada nos traços de Renato.
O projeto “Centenário Renato Fróes” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO


Centenário Renato Fróes

Quando: a partir de abril de 2021

Onde: www.cartaz100.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.