Notícias

01/04/2021 08:00

#AldirBlanc – Evanilton Gonçalves lança livro “O coração em outra América”


d


Com uma narrativa descontraída e ao mesmo tempo investida em conectar referências diversas do campo artístico, literário e cultural, o romance O coração em outra América traz um personagem-narrador “perdido” em terras mexicanas, numa áurea ao mesmo tempo cômica, onírica e misteriosa.

O romance explora a alteridade a partir de conflitos e mal-entendidos no cotidiano de um estrangeiro no México, e deixa que a banalidade seja o ponto de revelação de toda a singularidade que cada cultura traz. O personagem acaba sendo uma espécie de passageiro do trem de rupturas, buscas e solidões do mundo contemporâneo, provocando e convocando o leitor a olhar sobre si mesmo.

A narrativa traz ainda temas como a masculinidade moderna e seus conflitos, a tradição e o encontro de culturas latinas e europeias, a percepção superficial sobre “o outro” e sobre o “si mesmo” que cada sujeito representa quando se confronta com uma cultura desconhecida. A ingenuidade e as referências artísticas da personagem se encontram com as descrições visuais e proporcionam uma narrativa viva e provocante.

Evanilton Gonçalves nasceu em 30 de julho de 1986, em Salvador, Bahia, onde vive. É autor do livro Pensamentos supérfluos: coisas que desaprendi com o mundo (Paralelo13S, 2017). É graduado em Letras Vernáculas pela UFBA e Mestre em Língua e Cultura pela mesma instituição. Os seus contos e crônicas foram publicados em diversas revistas e antologias e escreve crônicas periodicamente no jornal A Tarde.

A publicação do livro O coração em outra América tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O que: Lançamento virtual do livro O coração em outra América

Quando: Sábado, 03 de abril de 2021, às 18h30

Onde: Canal do YouTube da Livraria Boto-cor-de-rosa


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.