Notícias

07/04/2021 07:10

#AldirBlanc - Samba de Roda Filhos do Varre Estrada, do recôncavo baiano, lança o seu primeiro álbum visual

d

O grupo musical “Samba de Roda Filhos do Varre Estrada” se prepara para lançar álbum visual com 15 faixas que fazem parte do seu repertório. O material estará disponível no YouTube para livre acesso do público a partir do dia 08 de abril, às 18h. Intitulado “Sambas de Roda de Seu Eugênio e os Filhos do Varre Estrada", o álbum apresenta canções autorais do grupo.

Comandado por Seu Eugênio Bispo da Silva, mais conhecido como Mestre Geninho, o grupo foi fundado em 1972 e homenageia em seu nome a Rua Varre Estrada, localizada na cidade de São Félix-BA. Durante quase cinco décadas, vem sendo mantido como uma tradição que passa de pai para filho, representando o tradicional samba de roda.

O Recôncavo Baiano é uma das maiores diásporas africanas do mundo, internacionalmente reconhecido por sua diversidade cultural, que é resultado das inúmeras matrizes que se cruzaram e resultaram em manifestações singulares e genuínas. O samba de roda é uma das expressões mais marcantes da cultura local e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2005.

Para mais informações, entrar em contato pelo endereço varreestrada@gmail.com. Acompanhe o projeto pelo instagram.com/varre_estrada e facebook.com/Samba-de-Roda-Filhos-do-Varre-Estrada-101487745365150

O projeto é uma produção Corvo Vermelho e Odé produções e conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Mestre Geninho
Eugênio Bispo da Silva nasceu em São Félix-BA no ano de 1937. De família humilde, ficou órfão de pai e mãe ainda criança e precisou começar a trabalhar muito cedo. É desde cedo também que começa a sua paixão pelo samba de roda. Aos 18 anos, comprou o seu primeiro pandeiro e não parou mais. Atualmente, aos 83 anos, Mestre Geninho, esbanjando alegria e satisfação pelo legado que construiu como compositor e vocalista do grupo “Samba de Roda Filhos do Varre Estrada”.

Serviço
Lançamento do Álbum Visual “Sambas de Roda de Seu Eugênio e os Filhos do Varre Estrada”
Quando: 08 de abril, às 18h.
Onde: Canal no YouTube - Filhos do Varre Estrada
Quanto: Gratuito

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.