Notícias

07/04/2021 07:30

#AldirBlanc - Livro “Peças de um quebra-cabeça que não dá pra montar” será lançado no youtube dias 9 e 10 de abril

c

“Peças de um quebra-cabeça que não dá pra montar”, coletânea dramatúrgica composta por quatro textos teatrais da autora Hulle Horranna, será lançado virtualmente por meio de leitura dramática das peças que o compõem. O evento acontecerá nos dias nove (09) e dez (10) de abril, às 19h e às 21h, com duas leituras dramáticas por noite, contando com elenco de artistas convidados pela autora da obra, totalizando vinte e três participantes de nove cidades diferentes, além da dramaturga, que conduzirá ainda um bate-papo ao final de cada leitura.

O livro se destina principalmente a artistas de teatro (intérpretes, diretores, produtores...), bem como a professores de arte e/ou teatro, professores de língua portuguesa e/ou literatura, e simpatizantes deste gênero literário. Parte da publicação impressa será destinada, em caráter de doação para grupos teatrais, escolas públicas e bibliotecas comunitárias da região.

A partir do anseio em tornar a difusão do trabalho artístico-cultural mais acessível, a publicação de um livro com textos dramatúrgicos em Luís Eduardo Magalhães preenche lacunas na criação e produção teatral local, além de incentivar novos/outros dramaturgos.

Esta movimentação cultural proposta com a publicação do livro é apenas um dos pontos que se pretende alcançar, considerando que os textos teatrais carregam em si reflexões, críticas e proposições dentro de um contexto de sociedade, problematizando por exemplo, questões como a liberdade em seu quesito mais singular, em “A moça e o passarinho”; a filosofia, o existencialismo e até a angústia, em “O mistério de Aritiméios”; as relações pessoais e os desafios preexistentes na vida de pessoas do interior retratados de forma lúdica, em “O destino de Maria”; e o tão urgente e latente tema da violência doméstica, em “Pra você, uma nota: DÓ”.

Tão importante quanto, é a representatividade da mulher: escrevendo, propondo e protagonizando em “Peças de um quebra-cabeça que não dá pra montar”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO


Live da leitura dramática - Peças de um quebra-cabeça que não dá pra montar
Quando: 9 e 10 de abril de 2021, às 19h e às 21h
Onde: Canal no Youtube

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.