Notícias

16/08/2021 07:50

#AldirBlanc - Espetáculo infantojuvenil "Alfaceto" brinca com as letras do alfabeto e será lançado em 20 de agosto

d

O que aconteceria com as palavras se uma letra do alfabeto resolvesse mudar de lugar por uma paixão ou antipatia? Pois bem, em “Alfabetolândia”, “B” deseja trocar de lugar com “C” no alfabeto, pois não gosta de “A”, por achá-la antipática e metida, além de estar apaixonado por “D”. Inspirada no clássico mecanismo da comédia em que a troca de personagens causa confusão, a trama do espetáculo infantojuvenil Alfaceto provoca uma nova forma de falar as palavras, criando um universo tão lúdico quanto “nonsense”, onde “bicicleta” vira “cibibleta”, “beiço” vira “ceibo” e “alfabeto” vira “alfaceto”.

Quem não gostou muito dessa confusão foi a “Mãe Gramática”, que quer restabelecer a ordem. Com transmissão gratuita pelo canal https://www.youtube.com/CasaPretaEspacodeCultura, o espetáculo estreia 20 de agosto, às 19h. As apresentações continuam 21 e 22 de agosto (sábado e Domingo), às 16h, e 23, 24 e 25 de agosto (segunda, terça e quarta), às 10h e 15h.

O espetáculo tomou forma nos ensaios virtuais abertos com a participação de crianças convidadas, que, ao final, trouxeram contribuições para a história. Com essa construção coletiva, os autores buscaram adaptar o texto para o ambiente virtual sem perder a essência teatral. Para atender aos protocolos de segurança, cada personagem foi gravado em dias separados com uma equipe técnica reduzida.

A direção do espetáculo optou pela estética inspirada nas plataformas virtuais de reuniões e streaming, aproximando teatro e audiovisual. Sendo um híbrido de ao vivo com cenas gravadas, a interação com o público vem através da personagem “Vovó Etimola”, que entra ao vivo para conduzir a história. Ao final de cada apresentação, a equipe participará de um bate-papo com o público. Segundo o diretor Gordo Neto, “Tínhamos uma certeza: faríamos tudo com o máximo de segurança e com muita criatividade para chegar num resultado interessante, curioso e singular.”

Com a proposta de fortalecer atividades culturais nas escolas, a equipe de Mediação Cultural está contatando escolas particulares e públicas do município para assistirem o espetáculo. Durante a semana, as sessões serão nos dois turnos com o intuito de atender turmas matutinas e vespertinas.

Com direção de Gordo Neto, que também assina o texto juntamente com Camilo Fróes e Fernanda Paquelet, a peça traz nomes de várias gerações do teatro baiano: Fernanda Paquelet, Rui Manthur, Zeca Abreu, Ramona Gayão, Bruno Guimarães, Camilo Fróes, Daniel Farias, Iara Villaça, Igor Epifânio e Mariana Freire. Alfaceto tem assistência de direção de Vivianne Laert, direção musical de Leonardo Bittencourt, preparação vocal de Marcelo Jardim, cenografia de Ana Kalil e o figurino e maquiagem de Rino Carvalho e produção de Ramona Gayão.

O espetáculo tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

ALFACETO
Estreia: 20 de agosto, às 19h
Apresentações: 21 e 22 de agosto, às 16h; 23 a 25 de agosto, às 10h e 15h
Canal no Youtube Casa Preta Espaço de Cultura - https://www.youtube.com/CasaPretaEspacodeCultura

FICHA TÉCNICA ALFACETO

Direção: Gordo Neto
Assistência de Direção: Vivianne Laert
Argumento: Gordo Neto
Dramaturgia: Camilo Fróes, Fernanda Paquelet e Gordo Neto
Direção Musical: Leonardo Bittencourt
Composição/Músicas: Gordo Neto, Leonardo Bittencourt e Ricardo Caian
Preparação Vocal: Marcelo Jardim
Coreografia: Patrícia Leitão
Cenografia: Ana Kalil
Figurino: Rino Carvalho
Assistência de Figurino e Costuras: Lucimaureen Agra
Maquiagem: Ramona Gayão e Rino Carvalho
Elenco: Bruno Guimarães, Camilo Fróes, Daniel Farias, Fernanda Paquelet, Iara Villaça
Igor Epifânio, Mariana Freire, Ramona Gayão, Rui Manthur, Zeca de Abreu
Captação de vídeo, áudio: Fred Alvin e Moisés Victório - Bogum Ambiente Criativo
Edição de vídeo: Moisés Victório
Animação: Erick Sávio
Passeio virtual e vídeo do cenário: Ana Kalil, Camilo Fróes e Isabella Rotondano
Designer Gráfico: Erick Sávio
Assessoria de Imprensa: Jean Cardoso
Mídias Sociais: Pedro Villaça
Mediação Cultural: Lisa Vietra e Ramona Gayão
Live Streaming: Bogum Ambiente Criativo
Produção: Ramona Gayão
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.