Notícias

25/08/2021 07:50

#AldirBlanc - Harildo Deda revisita sua tragetória na encenação "DÉDALUS_A ÚLTIMA GRAVAÇÃO" a partir do dia 27/08

x

DÉDALUS_A ÚLTIMA GRAVAÇÃO é a encenação e filmagem do espetáculo inspirado em A ÚLTIMA GRAVACÃO DE KRAPP de Samuel Beckett, em versão dirigida por Marcelo Flores, criada em colaboração com o ator Harildo Deda, que atua em performance solo. Especialmente concebida durante a pandemia, o projeto é um 'TeatroFilme' com apresentações transmitidas pela internet.

O projeto idealizado pelo consagrado ator Harildo Deda, é um retorno a um personagem já interpretada por ele nos anos 70. Em releitura semanticamente amplificada em forma e conteúdo, valendo-se da metalinguagem, o enredo espelha uma revisão estética do passado e da trajetória de Deda e dialoga com o contexto da pandemia, distanciamento social e consequentemente o fechamento dos teatros. Com várias citações de autores teatrais e poetas, de Shakespeare a Tom Zé, e também de outras obras de Beckett, a peça mostra um caleidoscópio de imagens e lembranças do veterano ator Dédalus que volta ao teatro para retomar sua história e seu ofício, como quem junta peças de um quebra cabeça.

Realizado pela Cia de Teatro Os Argonautas, em parceria com a Manufatura de Imagens, o espetáculo captado pelas lentes pretende ser um exercício de resistência, difusão e memória do teatro baiano, experimentação estética de linguagem cênica e audiovisual e homenagem ao percurso do artista. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SINOPSE Isolado e sozinho desde o início da pandemia, um veterano ator decide voltar ao teatro onde trabalhava e lá começa a interpretar trechos de um antigo espetáculo. No teatro sem plateia, o velho ator Dédalus relembra sua trajetória, grava novas passagens e trechos de peças e escuta trechos de antigas gravações, hábito cumprido por ele ao longo dos anos. A memória de suas atuações e das personagens se funde na escuta destes depoimentos, entre o estranhamento, a identificação, a saudade e o signo da permanência.

DÉDALUS_ A ÚLTIMA GRAVAÇÃO com HARILDO DEDA direção MARCELO FLORES TextoRoteiro MARCELO FLORES e HARILDO DEDA direção de fotografia LUCIANO CARCARÁ edição e finalização MANUFATURA DE IMAGENS desenho de luz EDUARDO TUDELLA desenho de aúdio, mixagem e masterização BETO SANTANA direção/produção de arte MAURÍCIO MARTINS música MÁRCIO MELLO arte gráfica GUTO CHAVES produção MARCELO FLORES BRUNO RAMOS ALETHEA NOVAES GEORGE VLADIMIR realização OS ARGONAUTAS CIA DE TEATRO

SERVIÇO

DÉDALUS_A ÚLTIMA GRAVAÇÃO

Onde: no canal OS ARGONAUTAS CIA DE TEATRO na plataforma youtube - https://www.youtube.com/channel/UCnImfSvuuDV0viK9AkYIWAQ
Quando: 27 a 31 de agosto – 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 45 min.
Acesso gratuito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.