27/08/2021 08:00

#AldirBlanc - Documentário da cineasta baiana Lola Laborda "Marias e Clarices" tem pré-estreia 28 e 29 de agosto

jO documentário “Marias e Clarices” mergulha na história de cinco mulheres brasileiras, que revelam o impacto da ditadura militar em suas vidas pessoais, numa época de fortes transformações sociais em todo o mundo e destaca o protagonismo da juventude e das mulheres quando eclodiu o movimento feminista e os estudantes travavam nas ruas, as lutas pela Educação e pelas liberdades democráticas.

Um registro documental de um período da História do Brasil, ainda pouco abordado, que nos leva a refletir sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, num momento de revisionismo histórico e de recrudescimento do Movimento Feminista, que nos ajuda a compreender a geração 68 que acalentou o sonho utópico de mudar o mundo.

O longa é uma realização da Quantum Cinema e Audiovisual, com direção e roteiro de Lola Laborda, e Produção Executiva de Solange S. Lima Moraes, uma das referências do cinema brasileiro, responsável pela produção dos filmes Tieta de Cacá Diegues, Diretora de Produção do filmes, "Filhos de João Retrato de um Brasil Musical" (Prêmio Especial do Júri e Prêmio Júri Popular no Festival de Cinema de Brasília, em 2009), responsável em Salvador pela produção do video clipe They Do Not Care About Us, de Michael Jackson, dirigido por Spike Lee.

A Cineasta Lola Laborda, é graduada em Artes, com habilitação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Começou a carreira como atriz nos anos 70 atuando nos palcos dos Teatros Vila Velha e Castro Alves, tendo se destacado nas montagens de "A Casa de Bernarda Alba" com direção de José Possi Neto e "O Pique dos Índios ou a Espingarda de Caramuru", que lhe conferiu o Prêmio Revelação de Atriz.

Marias e Clarices terá Pré-estreia, dia 28 de agosto, às 19 horas, e permanecerá disponível nos dias 29 e 30, no Vimeo da Distribuidora Araçá Filmes, cujo link de acesso é:

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.