30/08/2021 12:50

#AldirBlanc - Websérie "Cinema de Terreiro" registra depoimentos de 70 anos do Cinema Negro em Salvador e no Recôncavo

x

Na segunda-feira, dia 30 de agosto às 20h, é lançada a websérie Cinema de Terreiro. No total são 11 episódios com mais de 30 depoimentos que atravessam 70 anos em trajetórias de profissionais negros de diferentes gerações e atuações no campo cinematográfico.

Os encontros partem do território de Salvador e do Recôncavo Baiano, o qual o terreiro de candomblé é o principal manancial do legado africano, e prestam homenagem ao militante negro e cineclubista Luiz Orlando da Silva (1945-2006). A coordenação é de Pedro A. Caribé, com co-direção de Ricardo Soares, edição de David Aynan, e produção de Danielle Freire.

O conteúdo é de acesso gratuito e marca a abertura do museu digital Cinema de Terreiro. A distribuição e exibição fica a cargo do Cultne Tv (https://www.youtube.com/user/Cultne), o maior acervo digital de cultura negra na América Latina.

d

No dia 30 de agosto ficam disponíveis 03 episódios, depois disso será um episódio por semana, sempre às segundas feiras às 20h. Os diálogos têm um padrão de 55 minutos e perpassam desde Ciclo Baiano de Cinema, com Antônio Pitanga e Roque Araújo; até a geração do início dos anos 2000, em nomes como Viviane Ferreira e Eliciana Nascimento.

No dia do lançamento é possível acessar o episódio: Uma abertura com Luiz Orlando, o único com 16 minutos. Nesse, Pedro A. Caribé apresenta a websérie permeada pela trajetória de pesquisadores, compositores de trilhas sonoras, atores e atrizes, cineclubistas, diretores de fotografia, diretores e produtores que se cruzam com a vida de Luiz Orlando e o seu acervo impresso de jornais, revistas, livros e documentos digitalizados pelo Arquivo Zumvi Fotográfico.

Já o episódio Popular e Independente, Normando Batista, Linda Rubim, Antônio Olavo e Rogério Espírito Santo contam histórias envoltas influenciadas pelas concepções da cultura popular e da produção independente. Nos diálogos aparecem pioneirismos, descobertas e descontinuidades desde fim dos anos 1960, no Grupo Experimental de Cinema (GEC), passando pelas Jornadas de Cinema no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), até a ascensão do vídeo nos anos 1990 com a Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP).

s

O terceiro episódio disponível é Atores e Atrizes o qual é feita uma homenagem à soteropolitana Chica Xavier, por meio do seu filho, Clementino Júnior; o depoimento do sergipano com formação nas ruas e palcos de Salvador, Severo D´Acelino; e um encontro com Jorge Washigton e Luciana Souza, ambos do Bando de Teatro Olodum. Na ocasião também emerge a presença de Mario Gusmão como uma referência para várias gerações.

A websérie tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Websérie Cinema de Terreiro

Quando: 30 de agosto, às 20h