Notícias

26/08/2021 08:00

#AldirBlanc - Fotógrafo Tacun Lecy lança fotolivro digital "Olhares sob a Pandemia" nesta quinta-feira (26/08)

f

Quando em julho de 2020 o fotógrafo Tacun Lecy esteve em dez comunidades periféricas de Salvador e Lauro de Freitas e em quilombos do Recôncavo Baiano para documentar a entrega das 33 toneladas de mantimentos doados pela campanha ‘150 FOTOS PELA BAHIA’, ele não imaginava que o registro visual dessa empreitada fosse reunir um material tão representativo para revelar “Olhares sob a Pandemia”, fotolivro digital que ele lança nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

O lançamento de ‘Olhares sob a Pandemia’ acontece em três momentos: no dia 26, com a apresentação da publicação; no dia 27, com uma conversa sobre o processo criativo da obra; e no dia 28, onde o foco é o debate sobre a criação artística em tempos de pandemia. Todas as atividades acontecem on-line, em formato de live, no Instagram do artista (@tacunlecy.fotografia) e vão contar com a participação de integrantes da equipe de produção da obra, representantes de comunidades fotografadas e dos fotógrafos Ismael Silva e Heitor Rodrigues, artistas contemplados no Edital Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020.

O conjunto da obra contempla ainda um webdocumentário homônimo, com direção de Alex Baradel, apresentando fotografias e narrativas de Tacun Lecy e links para conteúdo extra com informações sobre as fotos e as comunidades, depoimentos de moradores, além de acesso à exposição virtual “150 FOTOS PELA BAHIA: O Registro”.

“Olhares sob a Pandemia” apresenta momentos particulares do cotidiano em comunidades baianas durante os primeiros meses da crise sanitária mundial. A obra mostra diálogos estabelecidos pelos olhares do fotógrafo e dos moradores desses espaços, revelando nas suas expressões diferentes sentimentos e sensações no encontro com o outro. Este é o primeiro fotolivro digital de Tacun Lecy que traz em 120 páginas fotografias em preto e branco, além de textos e legendas bilíngue (Português/Inglês).

Para o fotógrafo, o isolamento, o distanciamento social e a utilização de máscaras, potencializou a comunicação através do olhar. "’Olhares sob a Pandemia’ representa muitas coisas para mim nesse momento da vida. Não apenas pelo fato de eu ser um fotógrafo que está lançando um novo trabalho. Mas, especialmente por esse trabalho ter me permitido reencontrar pessoas em meio à escuridão de incertezas que a pandemia nos colocou e através dessas conexões dos nossos olhares, ainda poder sentir esperança por tempos melhores e ter fé que continuaremos resistindo juntos”, sintetiza Tacun Lecy.

É importante destacar que o lançamento de “Olhares sob a Pandemia” não se fundamentou apenas em um momento pontual da documentação fotográfica realizada na entrega das cestas da campanha ‘150 FOTOS PELA BAHIA’, segundo o artista, esse caminho inicial foi uma abertura de portas. “Reunir as fotografias e desenvolver o trabalho foi um mergulho mais fundo, que se desenvolveu ao longo do tempo e me colocou mais próximo às comunidades, realçando uma relação que já é uma característica na minha trajetória”, ressalta Tacun Lecy.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal e o fotolivro ‘Olhares sob a Pandemia’ estará disponível para acesso gratuitamente no site do artista (www.tacunlecy.com).

SERVIÇO

Lançamento do fotolivro digital Olhares sob a Pandemia

Quando: 26, 27 e 28 de agosto
Horário: 20h
Onde: Instagram do artista (@tacunlecy.fotografia)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.