Notícias

30/08/2021 10:56

#AldirBlanc - Segredos da percussão afro-baiana são revelados na aulas de Aulas CRE – Célula Rítmica Essencial nesta segunda-feira (30/08)

c

Músicos, educadores musicais, produtores e estudiosos terão acesso a um material completo e produzido por dois grandes músicos e pesquisadores: Gerson Silva e Jose Izquierdo disponibilizarão a partir do dia 30 de agosto, 4 aulas onde ensinam a estrutura da percussão afro-baiana. Batizada por eles como Célula Rítmica Essencial, a metodologia CRE propõe uma imersão na percussão, através da prática instrumental, percepção e apreciação musical, teoria musical, prática de conjunto: montagem de repertório e interpretação, fugindo da forma de ensino através de claves instituída pelos americanos.

Jose Izquierdo é um chileno naturalizado na Bahia, Etnomusicólogo e Diretor Musical que há anos se debruça sobre os ritmos percussivos e Gerson Silva é arranjador, produtor fonográfico conhecido por ter sido durante décadas o Diretor Musical de Carlinhos Brown. Criadores do Afrobook, projeto editado há quase 4 anos pela Pracatum com patrocínio da Natura, a proposta se assemelha a uma transcrição em vídeo dos ensinamentos ali passados, sistematizando de forma inédita os diferentes ritmos a partir do qual a nossa música é concebida.

Serão 3 aulas com participação dos músicos Jeferson Silva, Luan Badaró e Geraldo Marques que exibirão pelos toques, os ritmos e estilos que originam estes saberes e suas histórias. As aulas expositivas trarão exercícios, além de disponibilizar partituras digitalizadas com as quais qualquer músico poderá executar a sonoridade pretendida. “É um projeto político de certa forma, porque trabalha na perspectiva decolonizante. Subvertemos o racismo estrutural que impediu que a percussão fosse estudada e sistematizada assim como todos os outros instrumentos e colocamos a percussão no centro da pesquisa, para ser vista nas partituras de forma universalizante, acessível a músicos de qualquer parte do planeta.” – diz Jose Izquierdo.

Uma live marcará a abertura do projeto, no dia 30 de agosto, às 20h, transmitida pelo Youtube do maestro Gerson Silva: “ Escolhemos a segunda-feira porque queremos alcançar os músicos, independente do instrumento que toca, do estilo musical que toca, a CRE não é apenas para percussionistas, nem pra quem toca ‘candomblé’, é um conhecimento necessário pois é ela quem dá direção a voz, aos instrumentos de harmonia, a tudo” – diz. O projeto conta com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:

O que? Aulas CRE – Célula Rítmica Essencial

Quando? 30 de agosto, às 20h (as aulas estarão disponíveis no canal no dia 31/08)

Onde? No canal do Youtube https://www.youtube.com/gersonsilva

Mais informações: http://www.instagram.com/ambah.mus
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.