13/10/2021 17:00

#DançaParaInfância –Vídeodança “Passinhos INventivos em Casa” está disponível no canal da Funceb no youtube

S

A Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult) exibe vídeos dos quatro contemplados no Prêmio Dança para Infância – Processos de Criação Artística 1ª edição. Foram selecionados dois vídeos de Salvador e região metropolitana e dois do interior do estado. O vídeodança “Passinhos INventivos em casa”, do artista Kadu Fragoso, de Lauro de Freitas,  já pode ser visto no Canal da Funceb no Youtube.

O projeto em parceria com a artista Sara Andrade valoriza a dança autoral em união a outras linguagens artísticas, potencializando as possibilidades de pesquisa de movimento em casa com contação de histórias, improvisações, música ao vivo, mímica corporal dramática e criação de vídeos.

O artista compartilha os seus fazeres e saberes da pesquisa do movimento voltada para infância e juventude, habitando assim um espaço de afeto em cada corpo-casa das crianças. O vídeo traz os estudos desenvolvidos pelo coletivo com integração da dança contemporânea, teatro, música ao vivo, princípios da mímica corporal dramática, vídeo e live streaming, além da utilização de máscaras, bonecos e objetos construídos em casa por cada participante.

Conforme proposta da premiação, os selecionados realizaram pesquisas e experimentações sob tutoria e orientações práticas formativas de profissionais do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e do quadro de professores do curso Técnico em Dança da Escola de Dança da Funceb, por meio de plataformas virtuais. A premiação contribuiu com processos criativos voltado para as crianças, reconhecendo-as como indivíduos autônomos, cidadãos e detentores de direitos. Cada proposta recebeu o valor de R$ 4 mil para subsidiar o processo de pesquisa.

No dia 18 de Outubro o videodança “Corpo criança, corpo que dança: a NATUREZA no brincar”, Da artista Adriane Xavier, de Salvador, será o próximo disponibilizado pela Fundação Cultural.

Vídeodança Passinhos Inventivos em casa

Quando: a partir do dia 11 de  outubro de 2021