Notícias

14/10/2021 10:40

Solar das Rosas - Funceb terá nova sede administrativa no Campo Grande

s

Um bairro com muita história, charme e importância para a capital baiana, o Campo Grande será o novo endereço da sede administrativa da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA). Foi lançada, nesta quinta (14), a licitação que dará início às reformas necessárias para a mudança da instituição, que sairá do histórico prédio do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, no Pelourinho - onde está desde 2012 - para o Solar das Rosas. A nova sede está no encontro das ruas Araújo Pinho e João das Botas, na rua Baronesa de Sauípe, nº 382, próxima ao Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande.
 
São 1.329,14 m² de área construída, que abrigará toda equipe administrativa e parte da equipe finalística da Fundação. Além das diretorias e assessorias técnicas, as coordenações artísticas (Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Literatura e Circo) também estarão no novo endereço - um local de fácil acesso, de modo a estar mais próxima do público.
 
Imóvel histórico do século 20, foi a partir de sua construção que se deu início à ocupação urbana da região. O Solar tem pisos em madeira e pastilhas de mármore, pé direito de 4,5m, e é um rico exemplo da arquitetura antiga existente no Brasil; foi a casa que abrigou o Barão de Sauípe (1886). Mais recentemente, o prédio abrigou a sede das Voluntárias Sociais.
 
A nova sede da Funceb também será um espaço onde se pretende realizar ações culturais diversas, que promovam as artes na cidade, dialogando com sua arquitetura, dimensão e localização: o Campo Grande é fronteira com o Canela, a Graça, a Federação e a Vitória.
 
Em seus mais de 45 anos, a Fundação Cultural nunca teve uma sede própria, apesar do relevante papel que a mesma possui no cenário histórico da cultura baiana. Com tombamento em curso, o Solar das Rosas passará por reformas necessárias para a mudança da Funceb, as quais serão coordenadas pelo IPAC.
 
Sobre a Funceb

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), criada em 1974, é uma entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Tem como missão criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.