Notícias

23/11/2021 13:00

BTCA realiza bate-papo com coreógrafos do projeto “A Cidade que Habita em Mim”

a
O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realizará, entre os dias 23 e 25 de novembro, terça a quinta-feira, três edições do “Bate-Papo dos Pés à Cabeça” com Fabio Vidal, Daniela Guimarães e Nildinha Fonsêca, que assinam as coreografias do projeto “A Cidade que Habita em Mim” – que celebra os 40 anos da companhia oficial de dança da Bahia. As conversas, em formato de live, acontecerão sempre às 20h, no Instagram do BTCA.

A ação faz parte da série de atividades realizadas durante o ano de 2021 para celebrar o aniversário de quatro décadas do corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA), completados no último mês de abril. O público poderá interagir, enviando perguntas sobre o processo de produção da obra cinematográfica. O projeto estreia no final do ano.

Fabio Vidal é o primeiro convidado da lista. O ator-performer, autor, diretor, professor e produtor estará no bate-papo programado para o dia 23 de novembro. A bailarina Maria Ângela Tochilovsky, do BTCA, fará a mediação.
zs
No dia seguinte, 24 de novembro, o “Bate-Papo dos Pés à Cabeça” receberá Daniela Guimarães. A artista da dança, improvisadora, cineasta e professora da Escola de Dança da UFBA conversará com Fernanda Santana, que faz parte do elenco do BTCA.

Fechando a série de conversas com a equipe de coreógrafos, teremos Nildinha Fonsêca no dia 25 de novembro. A dançarina, professora e pesquisadora, que atua como assistente de direção e coreografia do Balé Folclórico da Bahia vai bater um papo com a bailarina do BTCA, Dayana Brito.
k
SOBRE O PROJETO – “A Cidade que Habita em Mim” reconhece o mérito da existência e atuação do BTCA ao longo dessas quatro décadas e nasce do desejo de reencontro presencial com o público de Salvador, cidade em que nasceu em 1981, mas fala, sobretudo, da vontade de se aproximar da população. A ideia tem inspiração na riqueza dos tantos contextos e narrativas de vida das pessoas que vivem na capital baiana, afirmando sua pluralidade e diversidade numa poética dançada em vídeos.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

Bate-Papo dos Pés à Cabeça – Especial #BTCA40anos

Exibição:através do Instagram do BTCA (@btca.oficial)

Quando: Terça: 23/11, às 20h

Convidado: Fabio Vidal

Mediadora: Maria Ângela Tochilovsky
 

Quarta: 24/11, às 20h

Convidada: Daniela Guimarães

Mediadora: Fernanda Santana

 

Quinta: 25/11, às 20h

Convidada: Nildinha Fonsêca

Mediadora: Dayana Brito
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.