Notícias

24/11/2021 11:28

Funceb apresenta programa Notas Musicais sobre o compositor e regente Henrique Alves de Mesquita

d

Chega ao fim a primeira edição do projeto Notas Musicais, realizado pela Fundação Cultural do Estado através do seu Centro de Formação em Artes (CFA/Funceb). Nesta última exibição vai ao ar o programa "Piano Preto - Henrique Alves de Mesquita", sobre um dos mais influentes músicos do Brasil no século 19.

O projeto busca descentralizar as ações do CFA promovidas pelo seu corpo docente. O autor do programa, Helson Santus, é maestro, pianista, produtor e diretor musical, arte-educador, CEO e fundador do Núcleo Belasárts. Pianista do Centro de Formação em Artes, é licenciado em Música e Bacharel em Composição e Regência.

O programa é dividido em 5 episódios que serão lançados de 29 de novembro a 3 de dezembro no perfil no instagram e canal no youtube da Funceb. Com 10 minutos cada um, os episódios são: Henrique Alves de Mesquita, o pai do Tango Brasileiro; Henrique Alves de Mesquita: carreira; Henrique Alves de Mesquita: Europa; Henrique Alves de Mesquita: Retorno ao Brasil; e Henrique Alves de Mesquita: obra e conexões.

Os programas trazem cinco composições do músico, executadas e apresentas por Helson Santus, que abordará aspectos técnicos das obras, intercalando com a biografia e contextos históricos vivenciados pelo artista abolicionista. Henrique Alves de Mesquita foi compositor, regente, trompetista e organista carioca. Sua trajetória é marcada pela militância abolicionista e pelo pioneirismo em misturar ritmos afro-brasileiros com europeus.

SERVIÇO

Série Notas Musicais - Piano Preto - Henrique Alves de Mesquita
Quando: 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021, às 19h
Onde: Instagram @funceboficial e youtube.com/funceboficial
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.