OFICINA DE QUALIFICAÇÃO EM CRÍTICA

Realizada entre novembro e dezembro de 2012, a atividade foi direcionada a pessoas interessadas em desenvolver habilidades na produção da crítica. A oficina teve coordenação pedagógica de Luiz Cláudio Cajaíba (currículo), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que também atuou como orientador ao lado de Cyntia Nogueira (currículo), da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Luiz Fernando Ramos (currículo), da Universidade de São Paulo (USP), e Marcelo Rezende (currículo), jornalista e crítico.

Foram disponibilizadas 30 vagas, com inscrições gratuitas, para as quais se candidataram mais de 200 pessoas. Por conta do número excedente de inscritos, foi feita seleção para ocupação das vagas, com base no envolvimento dos candidatos com as artes e o campo da crítica. Todo o material utilizado na Oficina foi também compartilhado com os não-selecionados.

A Oficina foi conduzida em formato semipresencial, aliando encontros presenciais com disponibilização de materiais online e indicação de atividades extraclasse. O curso foi dividido em dois módulos: Módulo I – “Ensino Teórico e Prático de Análise e Produção de Crítica de Artes” e Módulo II – “Orientações para Criação e Desenvolvimento de Projetos Editoriais de Periódicos de Críticas de Artes”, tendo como objetivo resultar em desdobramentos que contribuam para a sustentabilidade da crítica na Bahia. Os resultados deste trabalho culminaram na produção do Cítrica, um periódico de conteúdo crítico.

Fotos por: Nathália Miranda

×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×
×

CLIQUE AQUI PARA LER O RELEASE E TER INFORMAÇÕES COMPLETAS

WEBFLYER

Resultado da seleção da Oficina de Qualificação em Crítica

×