Convocatória Quadrilha Junina da Funceb 2019

CONVOCATÓRIA 2019

QUADRILHA JUNINA DA FUNCEB


O Centro de Formação em Artes abre convocatória para composição da Quadrilha Junina da FUNCEB. Os interessados deverão preencher o formulário on-line, que estará disponível no site da Funceb (www.fundacaocultural.ba.gov.br), no período de 29 de abril a 12 de maio de 2019.

1. APRESENTAÇÃO
O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) foi inaugurado em 2012 a partir da Reforma Administrativa do Estado, resultante da Lei 12.212 de 4 de maio de 201. O CFA é responsável pelo fomento e promoção das ações de qualificação e formação continuada das linguagens artísticas. Tem como objetivo central a formulação, implementação e descentralização das políticas e ações formativas em artes, de iniciação e qualificação técnica, através de uma perspectiva inclusiva, colaborativa e emancipatória.

2. QUADRILHA JUNINA FUNCEB
Na mostra dos cursos livres de 2018, foi oficialmente publicizado a implantação da quadrilha junina da FUNCEB no âmbito do CFA. A “Quadrilha Junina da Funceb” atuará enquanto um espaço de fortalecimento das tradições e saberes populares, potencializando o estudo das culturas populares brasileiras que permeiam este movimento sociocultural, artístico e político inserido em todo o país.
Esse espaço formativo busca experimentar procedimentos metodológicos que contribuam para a ressignificação e experimentação de partituras coreográficas, individuais e coletivas. Os encontros semanais darão ênfase à ampliação do conhecimento acerca do movimento junino brasileiro na contemporaneidade, ao tempo em que serão trabalhados os conceitos e técnicas especificas, como xaxado, baião, xote, coco e arrastapé, voltadas para o estudo do corpo na formação do brincante a partir de um coletivo junino em integração com outras artes, já inseridas no movimento junino, a exemplo da música, do teatro e das artes visuais. A inserção dos brincantes se dará através de convocatória pública.

3. INSCRIÇÃO
Os interessados deverão preencher o formulário on-line, que estará disponível no site da Funceb (www.fundacaocultural.ba.gov.br), no período de 29 de abril a 12 de maio de 2019, até às 23h59min.
O formulário deverá ser preenchido integralmente.
Só serão aceitas as inscrições enviadas dentro do prazo estipulado.

4. PERÍODO DE INSCRIÇÃO
De 29 de abril a 12 de maio de 2019, até às 23h59min.

5. DOS CANDIDATOS
A convocatória está direcionada para comunidade da Dança, com faixa etária acima de 15 anos de idade (mediante autorização dos responsáveis), com disponibilidade para ensaios às terças-feiras, das 18h30 às 20h30 e finais de semana (no período vespertino), quando necessário. A participação será de caráter estritamente formativo e voluntário.

6. ATRIBUIÇÕES DOS(AS) CANDIDATOS(AS) DA QUADRILHA JUNINA
✓ Ter disponibilidade para os ensaios da Quadrilha Junina que acontecerão às terças-feiras, das 18h30 às 20h30 e finais de semana (no período vespertino), quando necessário;
✓ Ter assiduidade e pontualidade nos ensaios e compromissos da Quadrilha Junina;
✓ Estar presente nas reuniões;
✓ Respeitar o limite máximo 03 faltas nos ensaios (no semestre);
✓ Ter disponibilidade para apresentações em Salvador, Estado da Bahia, Território Nacional e Internacional.

7. DAS VAGAS
Serão disponibilizadas 80 (oitenta) vagas para a composição inicial da Quadrilha Junina da Funceb.

8. DA SELEÇÃO
ETAPAS
AÇÃO / CRITÉRIOS
DATA
1ª ETAPA
Análise da “Declaração de Interesse”, campo disponível no formulário on-line
De 13 a 16 de maio de 2019.
ATENÇÃO CANDIDATOS (AS)
A divisão dos grupos por dia e horário será publicizada no site da Fundação Cultural do Estado da Bahia (www.fundacaocultural.ba.gov.br), no dia 17 de maio de 2019.
2ª ETAPA
Aula prática com análise dos seguintes critérios:
Rítmica; Percepção espacial;
Assimilação coreográfica;
De 20 e 21 de maio de 2019, das 18h30 às 21h30
7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
Os candidatos serão analisados por uma comissão formada por cinco membros vinculados ao Centro de Formação em Artes da FUNCEB, a saber:
✓ Diretor do Centro de Formação em Artes da FUNCEB (Presidente da Comissão);
✓ Vice-Diretor da Escola de Dança da FUNCEB;
✓ Diretor Artístico da Quadrilha Junina;
✓ Coordenadora do Curso Preparatório;
✓ Coordenador dos Núcleos de Extensão.
OBSERVAÇÃO: A decisão da comissão é soberana e não cabe recurso.

8. RESULTADO
O resultado final será publicizado no site da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no dia 30 de maio de 2019.

9. MATRÍCULA
A matrícula dos candidatos(a) selecionados(as) serão efetuadas no dia 04 de junho de 2019, às 18h00, na Escola de Dança da FUNCEB, através da validação do formulário do aluno(a) e pagamento da taxa de matrícula no valor de R$20,00.

10. ENSAIOS
Os ensaios acontecerão às terças-feiras, das 18h30 às 20h30 e finais de semana (no período vespertino), quando necessário.
As atividades da Quadrilha Junina iniciarão no dia 04 de junho de 2019, a partir das 18h00, na Escola de Dança da FUNCEB.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
 A inscrição do candidato(a) no processo implicará na aceitação total e incondicional das disposições e instruções constantes nesta convocatórial.
 É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento das publicações de todos os atos e comunicados referentes ao processo da convocatória, via internet, na página eletrônica da FUNCEB www.fundacaocultural.ba.gov.br

Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão Central da Secretaria de Estado da Educação.
INFORMAÇÕES:
Tel: (71) 3116 – 6644 / E-mail: livres.danca@gmail.com
Endereço: Rua da Oração, nº 01. Pelourinho, Salvador-Ba.
www.fundacaocultural.ba.gov.br
Salvador, 29 de abril de 2019.

Jacson do Espírito Santo
Diretor do Centro de Formação em Artes





Recomendar esta página via e-mail: