TCA.Núcleo

O programa TCA.Núcleo é constituído por um conjunto de ações coordenadas pelo Teatro Castro Alves (TCA), que visam a desdobrar o processo de criação e montagem de um espetáculo, com objetivo de incentivar realizações de excelência nas artes cênicas baianas, de modo a contribuir com a pesquisa, a investigação e a formação na área. Realizado desde 1995, o programa, em 2007, assumiu novo modelo de gestão, com definição dos espetáculos, suas equipes técnicas e elenco feita através de edital e seleções públicas.

Em 2007/2008, "Policarpo Quaresma", com texto de Lima Barreto e direção de Luiz Marfuz, estreou o novo formato do programa com absoluto sucesso. A montagem angariou cinco troféus do Prêmio Braskem de Teatro – além da categoria principal, de "Melhor Espetáculo", venceu em "Diretor", "Atriz" (Cláudia Di Moura), "Atriz Coadjuvante" (Elaine Cardim) e "Revelação" (cenógrafo Rodrigo Frota).

Na edição 2008/2009, o espetáculo selecionado foi "Jeremias, o Profeta da Chuva", com texto e direção de Adelice Souza.

Já em 2009/2010, o programa contou com dois espetáculos, sendo um deles com temática infanto-juvenil: "Aventuras do Maluco Beleza", dirigido por Edvard Passos, que concorreu em três categorias no Braskem de Teatro: "Ator", para José Carlos, "Especial" (cenografia de Rodrigo Frota) e "Espetáculo Infanto-Juvenil". Por fim, foi montada a peça "Dias de Folia", dirigida por Jacyan Castilho.

Em 2011, "Outra Tempestade", com direção de Luis Alberto Alonso, tem em seu texto, escrito pelas cubanas Raquel Carrió e Flora Lauten, uma versão do clássico "A Tempestade", de William Shakespeare. A peça foi indicada na categoria "Atriz" (Diana Ramos) e "Categoria Especial (Zuarte Jr., pelo figurino) no Braskem de Teatro 2011.

Em 2012, foi montado o musical "Amor Barato", inspirado na obra infantil "O Casamento de Dona Baratinha", numa versão para adultos. O texto inédito é assinado por Fábio Espírito Santo (que também dirige o espetáculo) e foi vencedor do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Textos Dramatúrgicos, lançado em 2010 pela FUNCEB/SecultBA. A trilha sonora original é de Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge.

Em 2013, visando a manter o teatro em atividade durante o período das obras do projeto Novo TCA, iniciadas em dezembro de 2013 e que, conforme previsto, gerou impactos no tangente ao fluxo de pessoas, bem como no funcionamento de seus espaços, o edital foi lançado em formato especial. Com uma homenagem a Lina Bo Bardi (1914-1992), o TCA.Núcleo "Em Construção"/Edição Especial 2013 teve como vencedor o projeto "EXU SILE ONÁ TCA", desenvolvido pelo grupo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, que contemplou a realização de oficinas, workshops, mostra de cinema, apresentações artísticas e ainda um intercâmbio com a Companhia do Miolo (SP).

Em 2014, repetindo o bem-sucedido formato de 2013, o grupo selecionado foi o Teatro Popular de Ilhéus, com o projeto "Shakespeare – Teatro Popular de Ilhéus em Construção", em intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare (RN).

Mais informações: acesse aqui.
Recomendar esta página via e-mail: