Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia

Realizado através do Centro de Formação em Artes (CFA) da FUNCEB, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA), através de sua Diretoria de Espaços Culturais (DEC), o Programa de Qualificação em Artes no Interior da Bahia promove cursos de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro em diversas cidades de diferentes territórios de identidade da Bahia. Os cursos são gratuitos e acontecem nos espaços culturais da SecultBA ou em instituições parceiras. Os alunos regulares obtêm certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O CFA tem seus princípios alinhados à política de Educação Profissional desenvolvida pela Superintendência da Educação Profissional (SUPROF), da Secretaria da Educação da Bahia (SEC). Assim, atua na relação entre educação e trabalho, no compromisso com a formação e qualificação profissional em artes, em especial de jovens, para a ampliação do conhecimento, da ocupação e geração de renda no mercado profissional e na sociedade, promovendo a transição entre a escola e o mundo do trabalho. A capacitação passa por conhecimentos e habilidades gerais e específicas, visando à formação de profissionais aptos a exercerem atividades peculiares ao trabalho com as linguagens das artes.

O Programa de Qualificação em Artes atende à demanda do interior do estado para qualificação e atualização dos que atuam nos setores artísticos das diferentes regiões. Investe no acesso democrático ao fazer artístico-formativo, na perspectiva da revisão de informações e atualização de práticas, a partir de parâmetros contemporâneos e numa visão interdisciplinar, na educação e na arte. Os cursos se inserem, como Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade da Educação Profissional Técnica, proposta pelo MEC. Os seus resultados devem contribuir para uma maior inserção dos artistas no campo das artes e da cultura, e, consequentemente, para um aumento da capacidade produtiva na Bahia.

Mais informações:
www.fundacaocultural.ba.gov.br/cursos
Recomendar esta página via e-mail: