Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2014

Download do edital e anexos

Formulário de inscrição



SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PARA ESCRITORES NO INSTITUTO SACATAR

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), torna público que, no período de 17 de abril a 19 de maio de 2014, estão abertas as inscrições para a pré-seleção de propostas de residência artística para escritores no Instituto Sacatar.

A residência artística para escritores é uma ação da FUNCEB em Parceria com Instituto Sacatar que visa incentivar o aperfeiçoamento dos escritores da Bahia, estimular a produção literária baiana e promover a interação dos escritores locais com artistas de outros Estados e Países residentes no Instituto.




  1. 1 DO OBJETO DA SELEÇÃO




    • 1.1 Poderá ser selecionada 01(uma) proposta/escritor para residência artística no Instituto Sacatar no período de 04 de agosto a 29 de setembro de 2014, visando o aperfeiçoamento e estímulo à produção literária local.



    • 1.2 O Instituto Sacatar ficará responsável por prover ao pretenso selecionado transporte até Salvador (caso resida em outra cidade), suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do instituto, além de todas as refeições (com exceção de sábado à noite, domingo e feriados).



    • 1.3 A FUNCEB não fornecerá auxílio financeiro para a residência artística, cabendo ao possível selecionado arcar com os gastos não cobertos pelo Instituto Sacatar.



    • 1.4 Caberá ao selecionado arcar com as demais despesas, como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.







  1. 2 CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO




    • 2.1 Poderão se inscrever pessoas físicas, maiores de 18 (dezoito) anos, brasileiros natos ou naturalizados, estabelecidas ou domiciliadas no Estado da Bahia, ou estrangeiros com situação de permanência legalizada e residência na Bahia até a data de encerramento das inscrições.



    • 2.2 Não poderão participar, como proponentes ou integrantes das propostas apresentadas, quem fizer parte da Comissão de Seleção deste Regulamento, bem como seus cônjuges e parentes até 2º grau, e servidores públicos estaduais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e suas respectivas unidades vinculadas.







  1. 3 INSCRIÇÕES




    • 3.1 As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 17 de abril a 19 de maio de 2014, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia e nos sites da SecultBa (www.cultura.ba.gov.br) e da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).



    • 3.2 Para se inscrever, o candidato deverá enviar para o e-mail: literatura.funceb@funceb.ba.gov.br com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA SACATAR:




      • 3.2.1 O formulário de inscrição disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br com todos os campos corretamente preenchidos e no campo "ANEXOS" disponibilizar links para materiais complementares ao currículo, como fotos, sites, vídeos, portfólios e outros.



      • 3.2.2Carta de intenção em 01(uma) lauda, no máximo, explicando o seu interesse em realizar a residência no Instituto Sacatar.





    • 3.3 A comprovação de inscrição será uma notificação enviada para o email cadastrado no formulário.



    • 3.4 Serão de responsabilidade do proponente ao se inscrever: a) O contato, em até 48h, com a Funceb através do telefone (71) 3324-8507, caso não receba o email de confirmação de sua inscrição; b) Todas as despesas decorrentes de sua participação no Edital; c) A veracidade das informações apresentadas; d) A guarda do arquivo do comprovante de inscrição, bem como o formulário de cadastramento enviado pelo site.



    • 3.5 A FUNCEB não se responsabilizará por inscrições interrompidas por queda de rede, falta de energia ou outros problemas técnicos.



    • 3.6 Não serão aceitas inscrições realizadas fora das condições estabelecidas neste Regulamento.







  1. 4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO




    • 4.1 Relevância da atividade a ser realizada no panorama da produção literária contemporânea



    • 4.2 Adequação do projeto ao histórico de atuação do candidato



    • 4.3 Contribuição do projeto para a difusão e valorização da produção cultural da Bahia



    • 4.4 Objetividade e Viabilidade da proposta



    • 4.5 O potencial mobilizador e de integração do inscrito entre a arte e o público.







  1. 5 A SELEÇÃO




    • 5.1 A seleção constituirá de duas fases:




      • 5.1.1 Primeira fase: análise de propostas através da análise de uma comissão composta por 03 (três) membros de notório conhecimento no campo artístico-cultural em consonância com a literatura nomeados pela Diretoria Geral da FUNCEB através de publicação no Diário Oficial do Estado - DOE.



      • 5.1.2 Segunda fase: entrevista com o Instituto Sacatar. Os selecionados na primeira fase farão entrevista com os responsáveis pelo Instituto Sacatar que decidirão, ou não, pela aprovação de um dos classificados na fase anterior.





    • 5.2 O resultado da primeira fase será divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia e nos sites da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), da SecultBA (www.cultural.ba.gov.br) e do Instituto Sacatar (www.sacatar.org) em até 10 dias após o final das inscrições.



    • 5.3 Comissão de Seleção poderá não selecionar propostas, caso não atendam aos critérios estabelecidos no item 04 (quatro) deste edital.



    • 5.4 O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia e nos sites da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e da SecultBA (www.cultural.ba.gov.br) e do Instituto Sacatar (www.sacatar.org) em até 10 dias após o resultado da primeira fase.



    • 5.5 O Instituto Sacatar poderá não selecionar propostas, caso não atendam aos critérios estabelecidos no item 04 (quatro) deste edital.









  1. 6 OBRIGAÇÕES DOS PROFISSIONAIS SELECIONADOS




    1. 6.1 O selecionado se comprometerá a:




      1. 6. 11 Apresentar certificado de conclusão ou documento equivalente, expedido pelo Instituto Sacatar comprovando o seu aproveitamento, memorial poético (conceituação) do seu processo de trabalho em residência, memorial técnico-descritivo da(s) obra(s) produzida(s) e outros registros a serem apresentados publicamente, em formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo para publicação nos sites da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br) e SECULT (www.cultura.ba.gov.br).











  1. 7 DISPOSIÇÕES FINAIS




    • 7.1 As inscrições serão gratuitas, porém o proponente é responsável pelos custos advindos de sua participação.



    • 7.2 A inscrição no Concurso implicará na plena aceitação de todas as condições estabelecidas neste documento e nos seus anexos.



    • 7.3 Ao se inscrever, o proponente declarará que todas as informações prestadas são verdadeiras e que os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizado ou incluído na proposta não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.



    • 7.4 Ao ser contemplado o proponente concederá a FUNCEB o uso de imagem, áudio e outros produtos gerados durante a residência artística.



    • 7.5 À Fundação Cultural do Estado da Bahia fica reservado o direito de ampliar, prorrogar, revogar ou anular a presente seleção, havendo motivos ou justificativas para tais procedimentos devidamente apresentados nos autos do processo de origem.



    • 7.6 Os casos omissos relativos a este chamamento serão decididos pela Direção Geral da FUNCEB, observada a legislação pertinente.





Informações e esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Diretoria das Artes – DIRART/ Coordenação de Literatura, através do e-mail: literatura.funceb@funceb.ba.gov.br e/ou através do telefone (71) 3324-8507, de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h.

Salvador (BA), 17 de abril de 2014.

Nehle Franke
Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia

Maria Iris Silveira
Diretora das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia

Milena Britto
Coordenadora de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia


Recomendar esta página via e-mail: